Qual o procedimento para verificação das resistências à compressão do concreto lançado em uma obra?

Índice

Qual o procedimento para verificação das resistências à compressão do concreto lançado em uma obra?

Qual o procedimento para verificação das resistências à compressão do concreto lançado em uma obra?

O procedimento mais comum para medir a resistência mecânica do concreto de acordo com os parâmetros mínimos de aplicação é o ensaio de compressão. O teste é feito em laboratório e consiste na aplicação de força axial compressiva no corpo de prova da qual se traça um gráfico de tensão por deformação.

Como deve ser feita a verificação da qualidade do concreto batido?

O principal parâmetro de controle de qualidade para o concreto, resultado dessa mistura, é sua a resistência característica a compressão Fck, que já vem determinado em projeto, porém é necessário confirmar tal valor que geralmente é determinado entre 7 e 28 dias.

Qual a importância da resistência do concreto?

Propriedade do concreto diretamente ligada à segurança e à estabilidade estrutural, ensaios de resistência à compressão é capaz de indicar eventuais variações da qualidade de um concreto, seja com relação à dosagem, seja quanto a seus insumos.

Quanto maior a resistência à compressão do concreto?

Resistência à compressão do concreto Ela é medida em megapascal (MPa), e cada 1 mpa corresponde a uma resistência aproximada de 10 kgf/cm². O Fck indica, portanto, a qual tensão o concreto tem capacidade de resistir. Essa tensão é a resultante da divisão entre a força e a área em que ela atuará.

Como controlar a qualidade do concreto autoadensável?

Um modo de verificar a consistência do concreto auto adensável é a realização de ensaios de SLUMP TEST.

Quais características do concreto devem constar na ordem de compra de concreto?

CONSTAR NA ORDEM DE COMPRA ✓ Resistência característica à compressão do concreto (fck) em MPa definida em projeto – obrigatório. ✓ Módulo de Elasticidade Tangente Inicial (Eci) em GPa, definido em projeto – obrigatório. ✓ Relação água/cimento (A/C) máxima conforme projeto – obrigatório.

O que é FCK e qual sua importância para o concreto?

A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.

Quais fatores está relacionado a resistência do concreto?

A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.

Quais são os ensaios de resistência ao concreto?

Esse controle é feito por meio de uma série de ensaios, como os de abatimento, espalhamento e, principalmente, os ensaios de resistência do concreto. Esses ensaios indicam a resistência à compressão, uma propriedade diretamente ligada à estabilidade e segurança estrutural, que valida a qualidade da estrutura.

Quando é possível comprovar a eficiência do concreto?

Caso não seja possível comprovar a eficiência do concreto ou quando, após análise, é percebido que a estrutura precisa de ações corretivas, podem ser necessários procedimentos como demolição, restrições de uso, recuperação da estrutura, entre outros.

Como fazer o teste de resistência?

A cada caminhão de concreto devem ser retiradas amostras e moldagem do corpo de prova (CP) para o teste de resistência. Esse teste é feito em laboratório por meio do ensaio de compressão axial. Para que o ensaio seja realizado corretamente, é preciso primeiro nivelar o CP para que encaixe perfeitamente na máquina.

Por que é imprescindível o controle de qualidade do concreto?

Portanto, é imprescindível o controle de qualidade do concreto utilizado nessas obras. Esse controle é feito por meio de uma série de ensaios, como os de abatimento, espalhamento e, principalmente, os ensaios de resistência do concreto.

Postagens relacionadas: