Como se processa o intemperismo físico de uma rocha?
Índice
- Como se processa o intemperismo físico de uma rocha?
- O que é intemperismo das rochas?
- Qual é o nome do processo de desgaste das rochas?
- Porque é que o clima influencia no intemperismo?
- Quais são as consequências desse intemperismo físico?
- Quais são os tipos de intemperismo?
- Qual a influência dos seres vivos sobre o intemperismo biológico?
- Quais são as vertentes de intemperismo?
Como se processa o intemperismo físico de uma rocha?
Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua.
O que é intemperismo das rochas?
Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.
Qual é o nome do processo de desgaste das rochas?
Erosão A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
Porque é que o clima influencia no intemperismo?
O clima é o fator que mais influencia o intemperismo, principalmente a precipitação pluviométrica (chuvas) e as variações de temperatura. São elas as principais responsáveis pela natureza e velocidade das reações químicas que ocorrem na formação do solo.
Quais são as consequências desse intemperismo físico?
Dessa forma, fissuras e fragmentações de rochas ou solos são um produto claro do intemperismo físico que age sobre todo o mundo, sendo que esse tipo de alteração do meio ambiente pode ser vista de forma clara, em geral, apenas depois de muitos anos.
Quais são os tipos de intemperismo?
Contudo, o intemperismo está presente no dia a dia de um engenheiro. Os materiais utilizados em uma obra, por exemplo, estão submetidos às ações das chuvas ácidas e da fadiga por meio de esforços. Ocorrências desse tipo alteram o comportamento da estrutura e precisam ser consideradas em seu planejamento. Quais são os tipos de intemperismo?
Qual a influência dos seres vivos sobre o intemperismo biológico?
A influência dos seres vivos sobre esse processo é tão relevante que muitos autores definem um tipo específico: o intemperismo biológico, embora esse invariavelmente resulte em um intemperismo químico ou físico. Nesse sentido, a principal influência é da vegetação, além da presença de micro-organismos no interior dos solos e das rochas.
Quais são as vertentes de intemperismo?
Existem, basicamente, duas vertentes de intemperismo que são relevantes para construção civil: mecânica e química. Acontece pelo desgaste ou fadiga dos elementos, como nos casos em que agentes externos, como a chuva, o vento, o sol e a temperatura, alteram as propriedades físicas dos materiais.