O que significa a palavra esternocleidomastoideo?
O que significa a palavra esternocleidomastoideo?
O músculo esternocleidomastóideo (ECM) é um músculo do pescoço, que possui duas cabeças. Fielmente ao seu nome, tem ligação com o manúbrio do esterno (esterno-), a clavícula (-cleido) e o processo mastóideo do osso temporal (-mastóideo).
Qual a origem do músculo Esternocleidomastóideo?
O músculo esternocleidomastóideo é um músculo de duas cabeças. A cabeça esternal se origina do manúbrio do esterno, e a cabeça clavicular da porção média da clavícula. A inserção é no processo mastóide do osso temporal e na linha nucal superior do osso occipital.
Como relaxar o esternocleidomastoideo?
Colocando a mão no queixo e fazendo uma pequena pressão tentaremos levar a mandíbula para a frente. · Alongamentos cervicais e do esternocleidomastoideo. Ambos os músculos estão intimamente relacionados com a articulação temporomandibular e seu relaxamento ajudá-lo.
Como alongar o ECOM?
Esse exercício alonga o músculo esternocleidomastoideo — parte lateral da coluna vertebral.
- Mantenha as costas retas e relaxe a parte superior do corpo. ...
- Nessa posição, incline a cabeça para o ombro direito e permaneça nela durante 30 segundos;
- Repita o processo do outro lado.
Onde fica é qual a função do músculo esternocleidomastoideo?
Na anatomia humana, o esternocleidomastoideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas “cabeças”: a esternal e a clavicular.
Qual a origem e a inserção do músculo platisma?
O músculo platisma é dérmico, ou seja, fixados ao esqueleto por uma única extremidade e a outra na derme. É um músculo cervical, mas que possui características de músculos da face. É bem superficial e subcutâneo, com origem através de porções subcutânea da parte superior do tórax e ombro, até (inserção) a mandíbula.