O que causa o sarcoma de Kaposi?

Índice

O que causa o sarcoma de Kaposi?

O que causa o sarcoma de Kaposi?

O sarcoma de Kaposi é causado pela infecção pelo herpes vírus sarcoma de Kaposi (KSHV), também conhecido como herpes vírus humano tipo 8 (HHV8). O KSHV é similar ao vírus Epstein-Barr (EBV), que causa a mononucleose infecciosa e está associado a vários tipos de cânceres.

Como se inicia o sarcoma de Kaposi?

Geralmente, o sarcoma de Kaposi se manifesta inicialmente na pele formando placas ou nódulos roxos, vermelhos ou marrons, que são chamados de lesões. As lesões de pele do sarcoma de Kaposi aparecem nas pernas ou rosto, mas também podem aparecer em outras áreas do corpo.

Por que o sarcoma de Kaposi é considerado o câncer dos indivíduos com problemas imunológicos?

O sarcoma de Kaposi é causado por um subtipo de vírus da família do Herpesvírus, chamado herpes vírus humano tipo 8 (HHV 8) ou Kaposi sarcoma herpes vírus (KSHV) . Embora seja clara a relação do vírus com a doença, apenas a infecção não é o bastante para que o tumor se desenvolva.

Quais são os sintomas do sarcoma?

Os principais sintomas de um sarcoma são:

  • Nódulo em desenvolvimento em qualquer lugar do corpo.
  • Dor abdominal que piora com o tempo.
  • Sangue nas fezes ou vômitos.
  • Fezes escuras.

Qual o tratamento para sarcoma sinovial?

O principal tratamento do sarcoma sinovial é a cirurgia. Radioterapia e Quimioterapia também podem ser realizados dependendo do caso.

Que tipo de câncer e o sarcoma?

O sarcoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir de certos tecidos, como osso ou músculo. Os dois tipos principais são os sarcomas ósseos e os sarcomas de partes moles.

Qual o responsável pelo surgimento do sarcoma de Kaposi?

Apesar do vírus HHV 8 ser o responsável pelo surgimento deste tumor, somente a sua infecção não é suficiente para o desenvolvimento da doença. Na verdade, apenas 0,03% das pessoas saudáveis contaminadas pelo HHV 8 desenvolvem o sarcoma de Kaposi.

Quais são os sintomas do Kaposi?

Atualmente, porém, devido a elevada eficácia dos anti-retrovirais no controle do HIV, o Kaposi não costuma mais ser um tumor tão agressivo como era nas décadas de 80 e 90. O envolvimento da pele é o sintoma mais característico e comum, acometendo principalmente membros inferiores, face, mucosa oral e genitália.

Como fazer o diagnóstico do Kaposi?

O diagnóstico do Kaposi costuma ser simples, sendo obtido através de uma biópsia de pele. Após o estabelecimento do diagnóstico, o próximo passo é avaliar o estágio da doença, definindo se a mesma encontra-se restrita a pele, ou já acometeu órgãos internos.

Por que o Kaposi é uma doença agressiva?

Ao contrário da forma clássica, o sarcoma de Kaposi na AIDS pode ser uma doença disseminada e de rápida evolução, causando significativa mortalidade. Atualmente, porém, devido a elevada eficácia dos anti-retrovirais no controle do HIV, o Kaposi não costuma mais ser um tumor tão agressivo como era nas décadas de 80 e 90.

Postagens relacionadas: