Como diferenciar o caule de uma raiz?

Índice

Como diferenciar o caule de uma raiz?

Como diferenciar o caule de uma raiz?

A diferença entre raiz e caule é que as raízes ficam embaixo do solo, e o caule é a parte que fica acima das raízes. As raízes auxiliam na absorção e retirada de todos os nutrientes do solo, enquanto o caule conduz e transporta os nutrientes absorvidos para diferentes partes da planta.

Como é possível distinguir um caule subterrâneo de uma raiz?

Caules tem brotos que originam folhas e pigmentos fotossintetizantes (cloroplastos). Também tem meristema apical de crescimento. A raíz tem uma coifa e estruturas para absorção de nutrientes. A anatomia de caules e raízes também é bem diferente (tem a ver com o sistema vascular).

Qual a diferença entre a raiz e o caule?

Existem várias diferenças entre estas duas estruturas. Enquanto a raiz serve para armazenar e captar as substâncias necessárias para a sobrevivência das plantas (água, nutrirntes,...), o caule serve para transportar as substâncias supra referidas. 3.9.

Qual a função da raiz?

A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.

Quais são as partes básicas da raiz?

A raiz apresenta quatro partes básicas: coifa, região lisa ou de distensão, região pilífera ou de absorção, e região de ramificação. Vamos conhecer, a seguir, mais sobre cada uma:

Qual a raiz indicada na ilustração?

Analise as afirmativas a respeito da raiz indicada na ilustração e marque a alternativa correta. a) Em virtude do grande número de ramificações, podemos afirmar que se trata de uma raiz de monocotiledônea. b) A raiz da figura é pertencente a uma monocotiledônea, pois é impossível distinguir a raiz principal.

Postagens relacionadas: