Como prevenir radiação Não-ionizante?

Índice

Como prevenir radiação Não-ionizante?

Como prevenir radiação Não-ionizante?

Para a exposição às fontes naturais (radiação ultravioleta), as formas de prevenção são as mais comuns e conhecidas: utilização de filtro solar e cremes de proteção; equipamentos de proteção individual (“touca árabe”, óculos de proteção contra raios UV, vestimentas adequadas), intervalos para hidratação, descanso na ...

Como podemos nos proteger da radiação ionizante a qual classe pertence?

Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás. Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).

Quais são as três fontes naturais de exposição à radiação?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.

Como se proteger de exames de radiação ionizante?

Como se proteger: a realização de exames que emitem radiação ionizante, devem ser realizados com indicação médica, sendo que, na maioria das vezes, não causam nenhum problema de saúde, pois geralmente, são rápidos.

Qual é a radiação ionizante?

A radiação ionizante é um tipo de energia de alta frequência produzida em usinas, que é utilizada em aparelhos de radioterapia e em exames de imagem, como por exemplo, a tomografia computadorizada.

Por que a radiação não ionizante causa prejuízo à saúde?

Geralmente, a radiação não ionizante não causa nenhum prejuízo à saúde pois carregam pouca energia, entretanto, pessoas que trabalham com sistemas elétricos, como eletricistas e soldadores, têm risco de sofrer algum acidente e receber uma carga de energia muito alta podendo ter queimaduras no corpo.

Como ocorre a exposição às faixas de radiação ionizante?

A exposição de pessoas às faixas de radiação ionizante (ultravioleta – raios x – raios gama – partículas alfa – partículas beta e nêutrons) deve ocorrer mediante justificativas plausíveis, as partes (das pessoas) que não precisam receber irradiação devem ser protegidas.

Postagens relacionadas: