Como é feita a contagem de placas?
Índice
- Como é feita a contagem de placas?
- Como se calcula UFC mL?
- O que é a contagem padrão em placas?
- O que é o número mais provável?
- Quais são as placas com mais de 300 UFC?
- Como fazer a contagem em placas?
- Quais são as equações de conversão de CBI para o UFC?
- Como optar pela contagem de microrganismos em placas?
Como é feita a contagem de placas?
O método de contagem total de microrganismos de alimentos por meio de placas baseia-se no plaqueamento de alíquotas do alimento homogeneizado e de suas diluições, onde é utilizado o meio de cultura Ágar Padrão para Contagem.
Como se calcula UFC mL?
Multiplique o grau da diluição pela quantidade que você pôs na placa. Se nesse exemplo você colocou 0,1 ml da sua diluição 1/100 no ágar, você deve multiplicar 0,1 x 1/100 para um resultado de 1/1000 ou 0,001.
O que é a contagem padrão em placas?
A contagem padrão em placas é o método de referência para a contagem bacteriana total. Em virtude da demora da execução desta técnica, métodos rápidos baseados em citometria de fluxo têm sido usados para contagem bacteriana total (CBT) e também para a contagem de células somáticas (CCS).
O que é o número mais provável?
Contagens de microrganismos pelo Número Mais Provável (NMP) são técnicas que permitem avaliar estatisticamente a quantidade de microrganismos presentes em uma amostra e estimar a proporção viável metabolicamente ativa.
Quais são as placas com mais de 300 UFC?
PLACAS COM MAIS DE 300 UFC: Caso seja possvel contar todas as UFC da placa, deve-se contar e calcular o nmero de UFC a partir da diluio correspondente. Expressar o resultado final por estimativa (Est.). Exemplo1: Placa diluio 10-2 Placa diluio 10-3 Incontveis 3 x 1.0.0 UFC/mL ou g (Est.) 6.
Como fazer a contagem em placas?
Por isso, a contagem em placas acaba sendo realizada nas unidades formadoras de colônias, também conhecidas como UFC. Alguns cuidados devem ser considerados na hora de realizar a contagem de microrganismos em placas.
Quais são as equações de conversão de CBI para o UFC?
Equações de conversão de CBI para UFC em diferentes laboratórios que adotam a ISO 196 (Europa e Clínica do Leite - ESALQ/USP).
Como optar pela contagem de microrganismos em placas?
Ao optar pela contagem de microrganismos em placas, portanto, é importante que se utilize um método de diluição seriada. Dessa forma, é possível garantir que a quantidade de colônias que vão crescer na placa permanecerá exatamente na faixa desejada.