O que fazer em caso de overtraining?

Índice

O que fazer em caso de overtraining?

O que fazer em caso de overtraining?

A recuperação ativa e passiva é o melhor tratamento para o overtraining. Deitar a descansar faz parte do processo de tratamento, assim como também praticar outras atividades físicas, como natação, pequenos jogos, corridas degenerativas, entre outros.

Como saber se você está em overtraining?

Os principais sintomas do overtraining são cansaço excessivo, fadiga, irritabilidade, dores nas articulações, queda da imunidade, dificuldade para dormir, alteração do humor, desânimo, dificuldade na execução dos exercícios que antes eram possíveis – tanto em relação à carga como à intensidade.

Quanto tempo para se recuperar de overtraining?

Para caracterizar o overtraining, os sinais listados acima precisam ser persistentes, ou seja, não irão desaparecer após um ou dois dias de descanso. Geralmente, será preciso pelo menos duas semanas para que um atleta consiga se recuperar do desgaste. Nos casos mais graves, pode levar mais de um mês.

Quais são os efeitos do overtraining?

Segundo o preparador físico Manuel Lago, o overtraining tem uma incidência maior em corredores de média e longa distância e implica em problemas das mais diversas ordens, como insônia, lesões agudas e crônicas, o sistema hormonal se desequilibra, irritabilidade, diminuição da performance e alteração da pressão arterial ...

Como evitar e tratar o overtraining?

6 dicas para evitar o overtraining

  1. Dormir adequadamente. É crucial ter uma noite de sono adequada, se você quer ter bons resultados ao fazer exercícios constantes. ...
  2. Alimentar-se corretamente. ...
  3. Seguir o programa de treinamento. ...
  4. Fazer aquecimentos. ...
  5. Conhecer o próprio corpo. ...
  6. Contar com uma equipe interdisciplinar.

Como saber se estou com overtraining ciclismo?

Principais sinais de overtraining no ciclismo

  1. 1) Você deu uma “estacionada” ...
  2. 2) O seu humor já não é mais o mesmo. ...
  3. 3) O seu sono anda estranho. ...
  4. 4) Você tem pego todo e qualquer resfriado. ...
  5. 5) As dores têm sido frequentes. ...
  6. 6) Você está fora de ritmo. ...
  7. 7) Você está perdendo massa muscular. ...
  8. Planeje um treino com dias de recuperação.

O que é overtraining e quais são as suas consequências?

Overtraining é um problema que ocorre quando a passoa faz mais exercícios do que o corpo pode aguentar. Para tentar melhorar o desempenho em treinos ou provas, o atleta exagera no volume da atividade física sem o descanso adequado e ainda segue uma dieta incompleta.

Como o overtraining pode ser evitado?

O overtraining pode ser evitado com um bom planejamento de treino.

Como prevenir o overtraining?

Mas temos já algumas pistas, algumas maneiras de se prevenir do overtraining, basta seguir alguns parâmetros e principalmente, escutar os sinais que seu corpo dá. Não espere uma resposta linear, até por que o overtraining só é diagnosticado com uma junção de muitos fatores e não apenas de um. O que é Overtraining? O que é Overtraining?

Quais são os períodos para que você entre em overtraining?

Basicamente o Taper seria alguns períodos onde você diminui o seu volume de treinamento, mas não deixa de treinar e se alimenta de maneira adequada para que ocorra a supercompensação. Depende muito de caso para caso, mas entre 2 ou 3 Tapers por ano já são suficientes para que você não entre em overtraining.

Como estar atento aos sintomas do overtraining?

Depois de meses de treino para chegar ao auge de volume, o corpo, se não estiver treinado adequadamente, começa a entrar em crise. Nos esportes de endurance, como a corrida, a linha que separa a conquista do condicionamento máximo de uma sobrecarga é tênue. Por isso é imporante estar atento aos sintomas do overtraining.

Como acabar com a síndrome do overtraining?

Mas, quando passamos dos limites, podemos acabar com uma síndrome do overtraining, uma condição surpreendentemente comum caracterizada por uma piora no desempenho. Ela aparece em três áreas-chave – mental, hormonal e física –, e seu lado complexo é: você pode nem ao menos se dar conta de que a tem.

Postagens relacionadas: