Como ferramenta de gestão um orçamento bem elaborado permite?
Índice
- Como ferramenta de gestão um orçamento bem elaborado permite?
- Qual é a relação entre o planejamento estratégico e o orçamento empresarial?
- O que é o orçamento flexível qual a sua diferença pra o orçamento empresarial tradicional quais as suas vantagens e desvantagens?
- Qual a relação existente entre o planejamento e orçamento?
- Qual a importância do planejamento do orçamento empresarial?
- Qual a diferença entre orçamento estático e flexível?
- Como funciona o orçamento flexível na empresa?
- Qual a vantagem do orçamento ajustado?
- Qual o comprometimento dos envolvidos com a elaboração do orçamento?
- Quando é revisado o orçamento?

Como ferramenta de gestão um orçamento bem elaborado permite?
Um orçamento bem elaborado e executado também induz todos os envolvidos no processo orçamentário ao cuidado com as escolhas efetuadas. Além disso, como é composto por diferentes departamentos, ele integra a empresa como um todo, gerando uma sinergia para a maximização dos resultados.
Qual é a relação entre o planejamento estratégico e o orçamento empresarial?
Costumamos dizer que o orçamento empresarial é a tradução do planejamento estratégico em números e que com ele é possível estabelecer metas da forma mais precisa possível, estimando como se espera que transcorram os negócios da empresa e proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.
O que é o orçamento flexível qual a sua diferença pra o orçamento empresarial tradicional quais as suas vantagens e desvantagens?
Diferentemente do estático, o Orçamento Flexível oferece uma margem de manobra nos orçamentos de custos, despesas e investimentos a partir dos volumes de produção ou vendas. Num cenário de aumento de vendas, por exemplo, é possível gastar proporcionalmente mais com comissões, impostos, matérias-primas…
Qual a relação existente entre o planejamento e orçamento?
Orçamento e Planejamento podem e devem ser usados para o futuro um orçamento pode ser usado para realizar o Orçamento anual e Planejamento pode ser usado para planejar aquele ano ou os demais, ambos tem a correlação de ser algo que a empresa e ou organização utiliza dentro de suas bases para atualização e “ ...
Qual a importância do planejamento do orçamento empresarial?
O Orçamento Empresarial é a prática do Planejamento Estratégico em formato de números. Ele é importante para gerir meios financeiros, reduzir custos, maximizar os lucros e minimizar os impactos que podem ser causados em forma de prejuízos por alguma eventualidade ou ainda má gestão financeira.
Qual a diferença entre orçamento estático e flexível?
O orçamento estático é uma metodologia de gestão orçamentária que tem como principal característica a rigidez, estabelecendo valores fixos para o orçamento. Já o orçamento flexível tem como característica principal se ajustar a qualquer nível de atividade.
Como funciona o orçamento flexível na empresa?
Promove um certo “engessamento” na empresa, considerando que o orçamento não pode ser ajustado de acordo com o resultado. Diferentemente do estático, o Orçamento Flexível oferece uma margem de manobra nos orçamentos de custos, despesas e investimentos a partir dos volumes de produção ou vendas.
Qual a vantagem do orçamento ajustado?
A principal vantagem do Orçamento Ajustado é criar espaço para que o planejamento seja constantemente revisado e ajustado dependendo da realidade. Da mesma forma que o contínuo, o ajustado também exige mais tempo da equipe para ser elaborado e revisado periodicamente, além de precisar de uma cultura adepta às mudanças.
Qual o comprometimento dos envolvidos com a elaboração do orçamento?
O comprometimento dos envolvidos tanto com a elaboração, quanto com o acompanhamento e adaptação do orçamento, é fundamental. É claro que isso não vai envolver uma demanda grande de tempo e esforço, mas ainda assim, representa um dos pilares para o sucesso do negócio e, por isso, requer atenção constante.
Quando é revisado o orçamento?
Se, no Estático, o orçamento é revisado em períodos pré-determinados (geralmente a cada três ou seis meses), no Contínuo ele é revisto mensalmente, sempre projetando 12 meses à frente. Funciona assim: no fim do mês, a empresa revisa o orçamento e adiciona mais um mês no período que está sendo orçado.