Quem trouxe as Cavalhadas para o Brasil?

Índice

Quem trouxe as Cavalhadas para o Brasil?

Quem trouxe as Cavalhadas para o Brasil?

Introduzida no Brasil pelos padres jesuítas com a função de catequizar índios e escravos, a festa das Cavalhadas é uma tradição que, desde 1820, mobiliza e emociona a população de Pirenópolis.

Qual é a história do nascimento das Cavalhadas?

Cavalhada é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista.

Em quais cidades é realizada as Cavalhadas?

A cavalhada é uma festividade folclórica brasileira que ocorre principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e em estados do Nordeste. É uma festa que se originou na Idade Média, a partir dos torneios entre cavaleiros, e que chegou ao Brasil através dos portugueses.

Qual a origem das Cavalhadas no Paraná?

Tudo começou em 1808, na cidade de Morretes, onde as Cavalhadas foram realizadas pela primeira vez no Paraná. A cultura foi trazida pelos portugueses após uma grande disputa entre Mouros e Cristãos que aconteceu na Europa. Mas, foi em Guarapuava que o movimento realmente ganhou destaque!

Qual a origem da Cavalhada?

Por todo o Brasil encontramos as Cavalhadas sendo representada, em diferentes épocas, prova de que esta manifestação folclórica nada tem a ver, de origem, com a Festa do Divino ou a Pentecostes, como é no caso de Pirenópolis.

Quais são os cavaleiros que dançam a catira?

Os cavaleiros, nesta ocasião, rezam em grupo e dançam a Catira, uma dança folclórica onde se enfileiram frente a frente os 24 cavaleiros e, embalados por violas, pandeiros e canções, batem palmas e pés no ritmo cadenciado e típico.

Quais são as cavalhas de Pirenópolis?

As Cavalhadas de Pirenópolis, considerada uma das mais expressivas do Brasil, é um longo ritual de três dias seguidos, cujos preparativos começam uma quinzena antes, no início da Festa do Divino, que é marcada pela saída da Folia.

Postagens relacionadas: