Porque a palavra água é paroxítona?

Índice

Porque a palavra água é paroxítona?

Porque a palavra água é paroxítona?

Acento tônico Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.

Qual o encontro vocálico da palavra água?

Explique por que o encontro vocálico "ua", presente nas palavras "água" e "suas", recebe classificações diferentes.

Como se separa a palavra céu?

Ora, a palavra céu tem uma única sílaba – é um monossílabo –, razão pela qual não se enquadra nesse tipo de classificação. Como o som dessa palavra é emitido fortemente, é um monossílabo tónico constituído por um ditongo – céu – acentuado, porque éu se destaca pela acentuação gráfica da palavra.

Qual a consoante da palavra água?

Ora, a palavra água é constituída por uma sílaba formada por uma vogal – á – e por outra formada por um ditongo crescente acompanhado de consoante – gua.

Porque as palavras água é potável são paroxítonas?

Resposta: Porque os acentos estão nas penúltima sílabas, e isso da o som forte a silaba, então as palavras agua e potável são paroxítonas, devido ao lugar de seus acentos.

Qual é o encontro vocálico da palavra céu?

Ditongo é o encontro vocálico em que uma vogal e uma semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: céu (céu), tranquilo (tran-qui-lo), boi (boi). De acordo com a posição da vogal e da semivogal, os ditongos podem ser: crescentes ou decrescentes.

Postagens relacionadas: