Quais as principais características da planta do alface?

Índice

Quais as principais características da planta do alface?

Quais as principais características da planta do alface?

A alface é uma planta herbácea, com um caule diminuto ao qual se prendem as folhas. Estas são a parte comestível da planta e podem ser lisas ou crespas, fechando-se ou não na forma de uma "cabeça". A coloração das plantas pode variar do verde-amarelado até o verde escuro e também pode ser roxa, dependendo da cultivar.

Qual o mal que o alface faz?

Faz mal? Não há malefícios da alface até onde se sabe, porém é importante ter atenção à qualidade consumida: de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 40% da produção está contaminada por micro-organismos e químicos danosos à saúde.

Qual é a origem de alface?

Hortaliça da família Cichoriaceae, tem como centro de origem a região Asiática. Ao redor do ano 4.500 a.C. já era conhecida no antigo Egito e chegou ao Brasil no século XVI, através dos portugueses. É a hortaliça folhosa de maior consumo no Brasil.

Qual a família botânica do alface?

Asteraceae Alface/Família

Qual é o tempo de germinação do alface?

7 dias Pode ser germinada no local definitivo ou para transplante. Coloque de duas a três sementes, em uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm e cubra com terra. Mantendo a terra úmida, em 7 dias, elas devem começar a brotar. Sua alface vai precisar de uma terra vegetal rica em matéria orgânica e com boa drenagem.

Quais são os aparelhos que medem os nutrientes nas amostras?

Existem aparelhos de raio-x, lasers e scanners que já conseguem medir teores de nutrientes nas amostras de maneira mais rápida. No Brasil, temos a SpecSolo que realiza as análises de solos por infravermelho próximo (NIR) e os resultados são gerados através de um gigantesco banco de dados.

Quais são os nutrientes essenciais para a vida?

Os sais minerais são nutrientes inorgânicos muito importantes para o bom funcionamento do organismo de todos os seres vivos e a falta de alguns desses minerais pode prejudicar o metabolismo. A água não é um nutriente, mas é fundamental para a vida.

Por que o micronutriente deve fazer parte da alimentação?

Vale destacar que, independentemente do nutriente ser considerado macro ou micro, ele deve fazer parte da alimentação. Os micronutrientes, mesmo que necessários em baixas concentrações, podem causar danos ao funcionamento do corpo caso não sejam consumidos, e assim ocorre com os macronutrientes.

Qual a quantidade ideal de nutrientes para uma refeição?

Todos eles, portanto, são importantes, não existindo nutrientes melhores que outros. Não obstante, devemos estar atentos sempre na quantidade ideal que devemos consumir de cada um deles. Quanto mais colorida uma refeição, mais nutrientes ela apresenta.

Postagens relacionadas: