Qual é o processo de separação do mel?

Índice

Qual é o processo de separação do mel?

Qual é o processo de separação do mel?

A técnica de separação do mel do favo é a centrifugação. Esse método é uma forma de acelerar a decantação que separa as fases de acordo com sua densidade. Na centrifugação deve-se utilizar um equipamento que gira circularmente gerando uma força centrífuga que acelera a migração dos compostos mais pesados para o fundo.

Qual o mês certo para tirar mel?

Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.

Quando retirar as melgueiras?

Inverno – no inverno, recomenda-se tirar as melgueiras para guardá-las somente das colmeias que tenham a população muito reduzida, para manter os favos limpos de traças.

Quais são as etapas de beneficiamento do mel?

As etapas seguintes (desoperculação dos quadros, centrifugação, filtragem e decantação do mel) também seguem as normas higiênico-sanitárias indicadas pelas BPF. Para que isso ocorra alguns cuidados devem ser tomados em relação às vestimentas, higiene das pessoas envolvidas e dos procedimentos de manipulação.

Como remover a colmeia?

As abelhas polinizam boa parte das plantas que os humanos consomem, bem como milhares de variedades de angiospermas (plantas que produzem flores). Só as remova de perto se for absolutamente necessário. Entre em contato com um apicultor que possa remover a colmeia.

Como achar uma colmeia?

Toda colmeia tem uma entrada principal fácil de achar. Aponte o bucal da lata a ela e borrife por vários segundos, até achar que saturou toda a estrutura por dentro. Se usar um inseticida em pó, coloque a ponta do aplicador na entrada e aperte a lata ou garrafa.

Como remover as abelhas da colmeia?

Depois de aplicar o inseticida e não encontrar mais abelhas voando perto da colmeia, remova as cascas dela logo que der. Só isso vai impedir que mais insetos se aproximem. Se a colmeia estiver presa a um galho de árvore ou debaixo do telhado da garagem, por exemplo, vai ser fácil remover tudo à mão.

Como descubra o problema da colmeia?

Primeiro, descubra se há algum apicultor na região que possa tomar conta do problema; se não houver, entre em contato com um exterminador profissional ou faça tudo por conta própria. Nesse último caso, use equipamentos de proteção, aplique o inseticida corretamente e remova os restos da colmeia logo em seguida.

Postagens relacionadas: