Que tipo de animal e a abelha?

Índice

Que tipo de animal e a abelha?

Que tipo de animal e a abelha?

Abelhas são animais pertencentes à Família Apidae. Elas geralmente não ultrapassam três centímetros de comprimento; e o corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Elas possuem também olhos compostos, dois pares de asas, três pares de pernas e um de antenas.

Como as abelhas são?

A maior parte das abelhas é preta, muitas vezes com listras amarelas ou marrons. Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e tem, como todo inseto, seis patas. As abelhas têm duas asas, cinco olhos e partes da boca que atuam como uma longa língua. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não.

Como as abelhas trabalham?

Numa colmeia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) têm a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução.

Como é feita a sociedade das abelhas?

As abelhas são insetos sociais. Os indivíduos que vivem nas colmeias se dividem em três castas: rainha, operárias e zangões.

Qual é a classificação da abelha?

As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apideae. Atualmente são conhecidas mais de 20.000 espécies de abelhas.

O que é coberto o corpo das abelhas?

As abelhas, como os demais insetos, apresentam um esqueleto externo chamado exoesqueleto. Constituído de quitina, o exoesqueleto fornece proteção para os órgãos internos e sustentação para os músculos, além de proteger o inseto contra a perda de água.

Onde e como vivem as abelhas?

Elas são encontradas em todos os continentes, exceto a Antártida, em todos os habitats do planeta onde existam plantas de flores polinizadas por insetos. As abelhas, abelhões, e abelhas sem ferrão vivem socialmente em colônias.

Como é o funcionamento de uma colmeia?

Assim que as primeiras paredes são erguidas, a rainha deposita seus ovos. A partir daí, a colmeia entra em funcionamento total: parte das abelhas começa a coletar néctar para produzir mel, enquanto outras cuidam das larvas, vedam orifícios e constroem o resto dos favos.

Como é uma colmeia e como as abelhas se organizam dentro dela?

Cada favo tem alvéolos dos dois lados. Quando a colmeia estiver pronta, terá uma ordenação-padrão: no alto, é guardado o mel, em seguida o pólen, depois as larvas e ovos e, por fim, os zangões. Os favos são construídos com a cera produzida pelas glândulas ceríferas das abelhas operárias.

Qual a origem dessas abelhas?

Historicamente, muitas dessas abelhas sofreram uma exploração predatória por meleiros, com a retirada do mel sem o manejo correto, destruindo colônias na natureza, o que contribuiu para a diminuição das populações em algumas regiões.

Quais são as espécies de abelhas?

Atualmente são conhecidas mais de 20.000 espécies de abelhas. Elas podem viver solitárias ou formar colônias com cerca de 80.000 indivíduos. Esses insetos apresentam grande importância econômica e ecológica, produzindo diversas substâncias utilizadas pelo homem, como o mel, e sendo responsáveis pela polinização de diversas espécies.

Quais são as utilidades das abelhas?

Entre as diversas utilidades, podemos destacar o uso de ceras na fabricação de cosméticos e o uso medicinal do mel e do própolis. Até mesmo o veneno das abelhas é utilizado por alguns países no tratamento de algumas doenças, como o reumatismo. A sociedade das abelhas apresenta três castas: rainha, operárias e zangões.

Quais são as colônias formadas pelas abelhas?

As colônias formadas pelas abelhas podem apresentar até 80.000 indivíduos. Desses, apenas um é a rainha, sendo a maioria operária e a outra parcela constituída por zangões. A seguir apresentamos as funções de cada casta. Essa abelha apresenta quase o dobro do tamanho das operárias, sendo a única fêmea fértil da colmeia.

Postagens relacionadas: