Como se toma sake seco?

Índice

Como se toma sake seco?

Como se toma sake seco?

Saquê é bebido em copinhos de vidro fino ou, melhor ainda, em pequenos copos de cerâmica feitos sob medida, como os que o mestre Shoukoku Kanou produz em Kioto. Copos mais claros são bons porque dão contraste para que se observe a cor da bebida. Não é educado tomar o saquê de um só gole. Degusta-se aos poucos.

Para que serve saquê seco?

Pode ser utilizado na preparação de molhos e caldos, de arroz, de carnes e em pratos mais leves, como o frango e refogados, além de ter a possibilidade de substituir o vinho em pratos que utilizam esse produto na preparação de receitas de sabor suave.

Como aquecer o saquê?

Aqueça o saquê na água fervente.

  1. Use um termômetro para medir a temperatura do saquê na água quente.
  2. Não sirva o saquê em uma temperatura muito alta. Do contrário, o álcool vai evaporar, arruinando o sabor da bebida. Para tomar um saquê quente, aqueça-o apenas um pouquinho.

Para que serve o sake?

O consumo moderado de saquê pode auxiliar em casos de doenças cardíacas e doenças cerebrovasculares, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos ajudando na redução do colesterol. A ingestão moderada de saquê aumenta a uroquinase, uma substância que libera coágulos sanguíneos.

Como aquecer o saquê?

Diversos tipos de saquê são servidos quentes. Porém, em vez de esquentar diretamente a bebida, o ideal é aquecer o recipiente de cerâmica dela em água quente. Encha uma chaleira com água e leve à fervura. Outra opção é aquecer a água em uma panela, em fogo médio.

Quais os segredos do saquê?

Existe um universo de aromas, sabores e nuances no mundo do saquê – ele pode ser bem seco ou adocicado, ter corpo leve ou licoroso, aveludado, de sabor complexo. Embora pareça complicado desvendar esses segredos, há padrões que podem guiar suas próximas degustações. As sommelières Sonia Yuki Yamane e Ana Toshimi Kanamura nos mostram o caminho.

Quais são os tipos de saquês?

Os saquês são divididos em dois grandes grupos: há o padrão (ou futsu-shu, cerca de 70% da produção) e os especiais e, entre eles, os honjozo e os junmai. Nos honjozo, é adicionado álcool etílico para dar a característica de refrescância ou para “abrir” os aromas de alguns saquês, “como a função do álcool nos perfumes”, explica Sonia.

Qual o método de preparo do saquê?

Embora muitos o chamem de vinho de arroz, o saquê tem um método de preparo muito mais parecido com o da cerveja. No Japão, o consumo de saquê é cercado de rituais que envolvem a temperatura certa da bebida, o recipiente usado para servi-la, a forma de servir e até mesmo a maneira de segurar o copo.

Postagens relacionadas: