Quais as formas de defesa dos meliponíneos?

Índice

Quais as formas de defesa dos meliponíneos?

Quais as formas de defesa dos meliponíneos?

Os meliponíneos possuem diversas formas de se proteger de invasores, como tatus, outros pequenos mamíferos e até humanos que tentam roubar seu pólen e mel. “Elas podem mordiscar suas vítimas, voar ao redor de sua cabeça ou deixar uma pequena quantidade de resina em seus corpos.

Como as abelhas se comunicam umas com as outras?

As abelhas se comunicam através de toques, movimentos, sons e cheiros. Por exemplo, quando uma abelha quer informar às suas companheiras de colmeia sobre uma fonte rica em néctar ou pólen encontrada nas proximidades da colmeia, ela inicia uma dança circular.

Quais são os predadores de abelhas?

Vertebrados predadores de abelhas incluem aves como os abelharucos; insetos incluem besouros ( abelheiro ), vespas e libélulas. A apicultura tem sido praticada há milênios, desde pelo menos os tempos do Antigo Egito e da Grécia Antiga.

Qual a abelhas mais agressivas do mundo?

O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, própolis, geleia real e veneno. As espécies de abelhas nativas das Américas e Oceania não possuem ferrão e são menos agressivas do que as espécies africanas, a maioria destas pertence à tribo Meliponini.

Quais são as abelhas sem ferrão encontradas no Brasil?

As abelhas com ferrão encontradas comumente no Brasil são espécies híbridas de abelhas europeias e africanas, criadas para maior produtividade e resistência. As abelhas sem ferrão encontradas comumente no Brasil são espécies do gênero Meliponini e a mais conhecida é a jataí Tetragonisca angustula.

Quais são os mais antigos fósseis de abelhas?

Os mais antigos fósseis de abelhas foram encontrados presos em âmbar. Estas abelhas pertencem a espécies e gêneros agora extintos.

Postagens relacionadas: