Como as altas temperaturas provocam a diminuição de pressão do ar?
Como as altas temperaturas provocam a diminuição de pressão do ar?
À medida que nos elevamos acima do nível do mar, o peso da atmosfera vai diminuindo. Com a altitude o ar vai se tornando cada vez mais rarefeito, escasso. Assim, a pressão atmosférica é menor nas altas montanhas do que nas planícies. Portanto, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.
O que acontece com as moléculas de ar quando ocorre uma baixa pressão do ar?
A pressão atmosférica também interfere nas condições do tempo. Isso porque as zonas de baixa pressão provocam a subida das frentes de ar, o que propicia a formação de nuvens, enquanto as zonas de alta pressão propiciam a descida do ar, impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo mais “limpo”.
O que acontece com a pressão do ar e com a temperatura a medida que a altitude aumenta?
A densidade da atmosfera não é constante, mas diminui com a altitude. ... A pressão atmosférica, portanto, diminui exponencialmente com a altitude.
Como se comporta o ar nas áreas de alta e baixa pressão?
Já os centros de alta pressão atmosférica geram um movimento de ar divergente, para fora do centro e também subsidente (de cima para baixo) fazendo com que o ar fique mais seco. A alta pressão faz o papel oposto da baixa pressão: seca o ar, diminui a nebulosidade e as condições para chuva.