O que é necessário para ser um doador de medula óssea?
Índice
- O que é necessário para ser um doador de medula óssea?
- Quem já doou medula óssea?
- Como saber se estou cadastrado como doador de medula óssea?
- Quais são os riscos para o doador de medula óssea?
- Faz mal doar medula óssea?
- Como se tornar doador de medula óssea?
- Quando posso doar medula óssea?
- Quem não pode registar-se como dador de medula óssea?
- Como é guardado o cadastro no Registro Nacional de doadores de medula óssea?
O que é necessário para ser um doador de medula óssea?
Para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante.
Quem já doou medula óssea?
A primeira vez que Arinaldo Azevedo foi compatível para o transplante de medula óssea foi em 2015. Ele conta que, na primeira doação, o paciente compatível era da cidade de Madri, na Espanha.
Como saber se estou cadastrado como doador de medula óssea?
A carteirinha de doador é o único documento de comprovação de cadastro emitido pelo REDOME e para solicitá-la, basta entrar em contato com o hemocentro em que realizou seu cadastro. Caso seu cadastro tenha ocorrido em uma campanha, procure o hemocentro do seu estado.
Quais são os riscos para o doador de medula óssea?
Na doação por punção da medula óssea, o doador costuma relatar dor no local da punção (quadril) que tende a desaparecer em alguns dias. A maioria dos doadores consegue retornar às suas atividades habituais após uma semana.
Faz mal doar medula óssea?
Doar não dói Embora constantemente desmentida por doadores, a doação de sangue e medula óssea é julgada como dolorida. “A única dor que eu senti foi o osso do quadril dilatando, mas não foi nada anormal. Quem já foi mãe sabe quem foi bem tranquilinho”, enfatizou Viviane.
Como se tornar doador de medula óssea?
Para se tornar doador de medula óssea, é necessário fazer o cadastro no hemocentro do estado de residência e depois agendar uma coleta de sangue no centro para que seja recolhida uma pequena amostra de 5 a 10 ml de sangue, que deve ser analisada e os resultados colocados em um banco de dados específicos.
Quando posso doar medula óssea?
A doação de medula óssea pode ser feita por qualquer pessoa saudável, entre 18 e 65 anos e que pese mais de 50 kg. ... Quando não posso doar medula óssea.
Quem não pode registar-se como dador de medula óssea?
Quem não se pode registar como Dador de Medula óssea no Registo Português? Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelos menos uma das seguintes condições: Não ter residência estabelecida em Portugal. Se tiver dúvidas sobre os critérios de exclusão consulte o site do ipst.pt ou ligue para o 217504100.
Como é guardado o cadastro no Registro Nacional de doadores de medula óssea?
O cadastro é guardado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é o órgão responsável por procurar voluntários compatíveis entre as pessoas cadastradas.