O que é preciso para ser prático de navio?
O que é preciso para ser prático de navio?
Para se tornar um profissional da Praticagem, é preciso passar por um Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático (PSCPP) organizado e executado pela Marinha do Brasil.
Quem faz manobra de navio?
É por isso que o profissional mais importante do porto é o prático – um especialista em manobrar navios de grande porte, fazê-los transpor canais estreitos e atracá-los em segurança.
O que faz o Prático de navio?
O Prático é convocado sempre que cargas e passageiros precisam transitar com segurança e de forma organizada nas chegadas e partidas. No dia a dia, o Prático orienta as manobras e chefia, juntamente com o Comandante do navio, toda a equipe que controla a embarcação. Mas ele não gerencia apenas os recursos de bordo.
Como se tornar um prático de navios?
Para isso, basta que o candidato tenha ensino superior completo e passe em todas as etapas do Processo Seletivo para Praticante de Prático, um concurso público. Se você pretende se tornar um Prático de Navios, aqui vão algumas dicas que certamente irão ajudar no seu planejamento!
Qual a função de um prático de navio?
Entre eles está a função de prático de navio, um profissional fundamental para o bom funcionamento da área. Mas você sabe o que faz um prático? Não tão conhecida, a profissão é recorrente no mundo inteiro e aqui no Brasil segue o regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário em Águas sob Jurisdição Nacional.
Qual a responsabilidade do comandante de navios?
O ofício conhecido pelo nome de prático consiste em ajudar comandantes de navios a atracar as embarcações no porto. Pelo tamanho da responsabilidade, o cargo é preenchido por concurso da Marinha e chega a render R$ 100 mil por mês dependendo do número de navios manobrados.