Por que as abelhas produzem o mel?

Índice

Por que as abelhas produzem o mel?

Por que as abelhas produzem o mel?

O mel é um tipo de açúcar com alto valor energético que serve de alimento para as abelhas. Dependendo da espécie de néctar coletado nas flores, o mel apresentará uma constituição diferente, assim, temos mel de flor de laranjeira, silvestre, etc.

Como a abelha se orienta?

O faro delas está nas antenas: delicados sensores identificam no ar o “cheiro” de flores com néctar. Mas as abelhas podem voltar à fonte de alimento orientadas apenas pela visão.

Como se faz o mel de abelha?

O néctar é o principal ingrediente para a “receita” do mel, ele é coletado nas flores e armazenado em bolsas no organismo da abelha, uma espécie de segundo estômago, capaz de armazenar até 70mg de néctar. Quando essas bolsas estão cheias, as abelhas retornam à colmeia para iniciar a produção do mel.

Como coletam as abelhas da colônia?

As abelhas coletam basicamente néctar e pólen das flores, para sua alimentação; coletam também resinas das plantas para elaboração da própolis, produto utilizado para proteção da colônia.

Qual o objetivo do uso das abelhas na visita destas flores?

O principal objetivo do uso das abelhas na visita destas flores é a realização da polinização. A presença de néctar e pólen na flora quaternária é bastante variável, e ainda existe o risco de contaminação das abelhas devido ao uso comum de agrotóxicos nestas culturas, portanto, cuidados se fazem necessários para esse tipo de exploração.

Qual a melhor fonte de néctar para a alimentação das abelhas?

Algumas boas fontes de néctar e pólen que podem melhorar a alimentação das abelhas são melilotus, manjericão, manjerona, cosmos, guandu, colza, girassol, citros, frutíferas em geral, curcubitáceas (abóbora, abobrinha, melão, pepino etc.), leguminosas de uma forma geral, hortaliças, entre outras.

Por que a abelha volta para a colmeia?

Quando acaba de fazer a coleta, a abelha então volta para a colmeia, e já durante o transporte o néctar começa a ser transformado em mel, isso acontece graças a enzimas que são produzidas por glândulas localizadas na boca dos pequenos insetos. Elas produzem as enzimas: invertase e glicose oxidase.

Postagens relacionadas: