Como podem ser classificados os antimicrobianos quanto ao espectro?

Índice

Como podem ser classificados os antimicrobianos quanto ao espectro?

Como podem ser classificados os antimicrobianos quanto ao espectro?

Segundo a sua ação, os antimicrobianos antibacterianos são classificados em bactericidas e bacteriostáticos. Bactericidas são aqueles capazes de matar ou lesar irreversivelmente as bactérias.

Quais são os antibióticos de largo espectro?

b) Largo espectro - São antibióticos que atingem grande número de microrganismos nas doses terapêuticas. Ex.: penicilinas de largo espectro, tetraciclinas, cefalosporinas, etc.

Quais os tipos de antimicrobianos?

Os antimicrobianos são substâncias têm a capacidade de inibir o crescimento e/ou destruir microorganismos. Podem ser produzidos por bactérias ou por fungos ou podem ser total ou parcialmente sintéticos.

Qual dessas substâncias não pode ser classificada como um antimicrobiano?

Qual dessas substâncias NÃO pode ser classificada como um antimicrobiano? Penicilina.

Quais são os principais macrolídeos?

Os macrolídeos constituem um grupo de antibióticos formados quimicamente por um anel macrocíclico de lactona, ao qual se ligam um ou mais açúcares. As principais drogas pertencentes a esta classe são a eritromicina, a claritromicina, a azitromicina e a espiramicina.

Como as bactérias podem ser classificadas?

As bactérias podem ser classificadas de acordo com a necessidade de e a tolerância ao oxigênio: Facultativas: crescem de modo aeróbio ou anaeróbio na presença ou na ausência de oxigênio

Por que as quinolonas são contra-indicadas?

São contra-indicadas em crianças que estão em fase de crescimento, por provocar o fechamento das placas epifisárias. Interações medicamentosas. A absorção das quinolonas é significativamente reduzida quando administradas em associação com suplementos contendo ferro ou zinco, além do sucralfato, hidróxido de alumínio ou magnésio.

Quais são as enzimas essenciais para a sobrevivência da bactéria?

Pertencem a esta classe os aminoglicosídeos, tetraciclinas, anfenicóis, macrolídeos, lincosamidas e oxazolinidonas. Esta classe é representada pelas quinolonas e fluoroquinolonas. Atuam inibindo a ação da DNA girase e topoisomerase IV bacterinas, enzimas essenciais para a sobrevivência da bactéria.

Quais são os agentes antibacterianos?

Os agentes antibacterianos podem ainda ser classificados de acordo com o seu mecanismo de ação. Existem cinco modos de ação principais: Inibição da síntese da parede celular

Postagens relacionadas: