Como se transmite a escarlatina?

Índice

Como se transmite a escarlatina?

Como se transmite a escarlatina?

A escarlatina é uma infecção bacteriana causada por estreptococos do grupo A. Ela é transmitida pelo contato próximo de pessoas que têm a bactéria – frequentemente encontrada na garganta, portanto é comum a transmissão pela saliva – ou pelo contato com objetos contaminados.

O que provoca a escarlatina?

Esta doença é causada pela bactéria Streptococcus beta-hemolítico do grupo A e é uma doença benigna muito comum na infância, sendo uma forma de amigdalite que se apresenta também com manchas na pele, e que precisa ser tratada com antibiótico.

O que é escarlatina fotos?

Dor de garganta, manchas vermelho vivo na pele, febre, face avermelhada e língua vermelha e inflamada com aspecto de framboesa são alguns dos sintomas principais causados pela escarlatina, uma doença infecciosa causada por uma bactéria.

Qual exame para detectar escarlatina?

"O diagnóstico costuma ser feito clinicamente, ou seja, por meio do exame físico e das queixas da criança, mas é comum que os médicos peçam um exame de sangue simples – o hemograma – para verificar o comportamento dos glóbulos brancos, que, afinal, respondem pelo combate a infecções.

O que fazer para evitar a escarlatina?

A melhor maneira de prevenir ou diminuir as chances de ter escarlatina é lavar as mãos. Além disso, evitar o uso comum de utensílios, toalhas ou outros itens pessoais deve ser evitado.

O que é uma doença chamada escarlatina?

A escarlatina é uma doença infecciosa aguda, causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A. Os estreptococos são, também, agentes causadores de infecções da garganta (amigdalites) e da pele (impetigo, erisipela).

Qual o nome da doença escarlatina?

Uma curiosidade: o nome da doença é devido à cor das manchas que são vermelho escarlate, daí o nome escarlatina. A transmissão ocorre pelo contato com secreções de pessoas contaminadas ( tosse, espirro e saliva) ou objetos contaminados (copos e talheres).

Como ocorre a transmissão da escarlatina?

A transmissão da escarlatina acontece pelo ar através da inalação de gotículas originadas da tosse ou espirro de outra pessoa infectada. A escarlatina, embora seja mais comum em crianças, também pode afetar adultos, podendo acontecer até 3 vezes na vida, pois existem 3 formas diferentes da bactéria que causam esta doença.

Como tratar a escarlatina?

Assim, se um dos irmãos desenvolve a escarlatina o outro pode apenas sofrer de amigdalite. O tratamento da escarlatina é feito com antibióticos como a penicilina, azitromicina ou amoxicilina, que conseguem eliminar a bactéria do organismo.

Qual o período de incubação da escarlatina?

O período de incubação da escarlatina é de 2 a 5 dias. O início do quadro costuma ser abrupto, com inflamação na garganta, dores pelo corpo e febre acima de 38,5ºC.

Postagens relacionadas: