Como prevenir a doença caxumba?

Como prevenir a doença caxumba?
A melhor maneira de evitar a caxumba é através da vacinação aos 12 e 15 meses de vida. Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfectar os objetos contaminados como secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo.
Qual o período de incubação do vírus caxumba?
O período de incubação do vírus (que é o intervalo entre a infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas) pode durar de duas a três semanas — entre 12 e 25 dias, para ser mais exato. Mas a caxumba já pode ser transmitida para outras pessoas a partir de uma semana antes do fim da incubação.
Quando ocorre a transmissão da caxumba?
Entre o contato com esse agente infeccioso e o surgimento do inchaço nas glândulas salivares, geralmente decorre um período de 14 a 21 dias. A transmissão da caxumba, que ocorre pela saliva, pode ocorrer antes da manifestação dos sintomas pela pessoa contaminada até aproximadamente uma semana depois que o quadro se instalou.
Quais são os sintomas de caxumba?
Sintomas Sintomas de Caxumba Algumas pessoas podem ter a doença sem apresentar qualquer sintoma, ou então sinais muito brandos da doença. Quando os sintomas de caxumba se desenvolvem, eles usualmente aparecem após duas ou três semanas do contato com o vírus. O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares.
Por que a caxumba é contagiosa?
Altamente contagiosa, a caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas.