Qual é a importância da atividade física para o diabético e o sedentário?

Índice

Qual é a importância da atividade física para o diabético e o sedentário?

Qual é a importância da atividade física para o diabético e o sedentário?

Seus benefícios são inúmeros: Ocorre um melhor controle do diabetes. A prática de exercícios físicos regulares (no mínimo 30 minutos três dias por semana) provoca um aumento da ação da insulina, aumenta a captação de glicose pelo músculo, diminuição da glicose circulante e aumento da sensibilidade celular a insulina.

Quais cuidados devemos tomar ao se prescrever um treinamento para pessoas com Diabetes?

Cuidados para o paciente dependente de insulina: Evitar se exercitar no pico de ação da insulina (soma de efeito com o exercício) e não aplicar a insulina em região que vai ser muito exigida durante o exercício (maior absorção da insulina). O percentual preciso de redução da dose de insulina varia entre os pacientes.

Quais precauções os portadores de diabetes devem ter em relação à prática de exercícios?

Tempo e frequência. Nada de passar horas na academia, segundo a educadora física Luciana Mendonça, 60 minutos de exercícios físico diários, com frequência de no mínimo três vezes por semana, são comprovadamente suficientes para melhorar os níveis de glicose no sangue do paciente.

Qual a importância de um profissional de educação física no controle e na prescrição de atividades para um paciente de diabetes?

No contexto do diabetes, a prática de atividades físicas é essencial para ajudar no controle da glicose e reduzir os efeitos negativos do diabetes no corpo. Entretanto, talvez sejam necessárias algumas adaptações na estruturação de um programa de exercícios para uma pessoa com diabetes.

Por que não praticar exercícios diabéticos?

Se sentir tontura, enjôo ou mal-estar durante os exercícios deve-se parar, respirar fundo e tomar 1 copo de suco ou chupar uma bala, por exemplo. O diabético pode praticar qualquer tipo de exercício físico, desde que tenha a glicemia abaixo de 250 e não tenha comprometimento ocular, como a retinopatia diabética, ou feridas nos pés.

Quando o assunto é prevenção ou controle do diabetes tipo 2?

Quando o assunto é a prevenção ou o controle do diabetes tipo 2, as recomendações não são diferentes. Neste caso, o paciente também precisa ter bastante disciplina para a tomada da medicação conforme prescrito pelo médico.

Como manter a saúde e a qualidade de vida dos pacientes com diabetes?

Apesar de não ser um conceito inovador (e muito menos uma prática fácil de ser adotada no dia a dia), ainda não descobriram nada melhor para manter a saúde e a qualidade de vida dos pacientes com diabetes, do que uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas – que juntas resultam no controle do peso.

Qual o acompanhamento nutricional para a pessoa com diabetes?

”Toda pessoa com diabetes necessita de acompanhamento nutricional do ponto de vista do número de refeições e da proporção da ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras. A prática de atividades físicas também é fundamental, mas sempre com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

Postagens relacionadas: