Como ocorre o fenômeno de intertextualidade?

Índice

Como ocorre o fenômeno de intertextualidade?

Como ocorre o fenômeno de intertextualidade?

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).

Que elementos verbais tornam possível a intertextualidade?

A intertextualidade é um importante elemento para a compreensão textual. Pode ocorrer em diversos tipos de texto de maneira explícita ou implícita. ... Um texto pode apresentar diversas vozes, para as quais damos o nome de polifonia, que nada mais é do que as referências presentes nas entrelinhas do texto.

O que é intertextualidade e como ela ocorre na música Monte Castelo?

Monte Castelo é um diálogo intertextual entre o soneto de Luís Vaz de Camões e a passagem da bíblia: I Coríntios 13. Há o emprego de paráfrase feito pelo autor, Renato Russo, na letra da música para que a mensagem alcance tal resultado (observe abaixo).

O que vem a ser intertextualidade?

Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. A intertextualidade não pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação.

Quais são os tipos de intertextualidade?

Quais são os tipos mais comuns de intertextualidade? A citação acontece quando as ideias de um autor são trazidas para dentro de outra obra. As citações podem ser diretas, quando são copiadas e coladas do texto original, ou indiretas, quando são reescritas com outras palavras.

Qual a importância da intertextualidade no texto?

O conceito de intertextualidade no texto colabora bastante com a coerência textual e tem importância fundamental ao relacionar os enunciados envolvidos entre si. Ou seja, a intertextualidade é mais do apenas um critério de textualidade.

Como usar a intertextualidade na sua redação?

Para começar, o uso da intertextualidade na sua Redação é uma boa forma de mostrar ao corretor seu repertório cultural e sua capacidade de fazer correlações entre o tema proposto e situações cotidianas ou atuais. Sendo assim, como você viu até aqui, a intertextualidade pode ser feita de maneira explícita ou implícita.

Quando a intertextualidade é explícita?

A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.

Postagens relacionadas: