Qual o pronome possessivo da frase?
Índice
- Qual o pronome possessivo da frase?
- Quais são as pessoas gramaticais dos pronomes possessivos?
- Quando o lhe é pronome possessivo?
- Que tipo de pronome é dela?
- Quem são as pessoas gramaticais?
- Quais são os pronomes possessivos?
- Quais são os casos do pronome possessivo?
- Quais são os pronomes possessivos no plural?
- Por que você não é um possessivo?
- Qual o significado do adjetivo possessivo?
Qual o pronome possessivo da frase?
Exemplos de frases com pronomes possessivos: Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular) Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)
Quais são as pessoas gramaticais dos pronomes possessivos?
Pronomes possessivos
- ª pessoa do singular (eu) - meu, minha, meus, minhas.
- ª pessoa do singular (tu) - teu, tua, teus, tuas.
- ª pessoa do singular (ele/ela) - seu, sua, seus, suas.
Quando o lhe é pronome possessivo?
Refira-se que, na oração apresentada, o -lhe, pronome pessoal átono, assume o valor de possessivo, porque substitui, por exemplo, a sua ou é equivalente à construção possessiva a... ... Neste caso, o pronome pessoal átono funciona como um possessivo: «o cão mordeu-lhe na perna» = «o cão mordeu na sua perna/na perna dele».
Que tipo de pronome é dela?
As formas seu, sua, seus, suas são efetivamente pronomes e determinantes possessivos de 3. ª pessoa, mas dele, dela, deles, delas são grupos preposicionais formados pela preposição de e pelos pronomes pessoais de 3. ª pessoa ele, ela, eles, elas.
Quem são as pessoas gramaticais?
Pessoas verbais, também chamadas de pessoas gramaticais ou pessoas do discurso, indicam a posição de uma pessoa na comunicação.
- ª pessoa: Indica quem fala - eu e nós;
- ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós;
- ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.
Quais são os pronomes possessivos?
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.
Quais são os casos do pronome possessivo?
- existem casos em que o pronome possessivo não exprime propriamente idéia de posse. Ele pode ser utilizado para indicar aproximação, afeto ou respeito. - seu: anteposto a nomes próprios não é possessivo, mas uma alteração fonética de Senhor. Seu Pedro, o senhor gostaria de vender sua casa?
Quais são os pronomes possessivos no plural?
* Em se tratando de casos relativos a pronomes possessivos expressos no plural, um fato é certo: não se trata de mera opção entre as/às, mas sim do uso de uma simples preposição (a) ou da sua combinação com o artigo no plural (às). Entendamos, portanto: Quis fazer referência as minhas conquistas durante a conversa.
Por que você não é um possessivo?
1 - A forma seu não é um possessivo quando resultar da alteração fonética da palavra senhor. Por exemplo: Muito obrigado, seu José. 2 - Os pronomes possessivos nem sempre indicam posse. Podem ter outros empregos, como: a) indicar afetividade. Por exemplo:
Qual o significado do adjetivo possessivo?
Consequentemente, entende-se que o adjetivo possessivo seja um modificador de uma frase nominal, já que ele sempre acompanhará um substantivo, para ter seu sentido completo. Neste texto, estudaremos os possessive adjectives, o seu uso e como diferenciá-los dos pronomes possessivos. Let’s go!