Qual o objetivo de se realizar a contagem geral em placas de Micro-organismo Psicrotróficos mesófilos e termófilos em alimentos?

Índice

Qual o objetivo de se realizar a contagem geral em placas de Micro-organismo Psicrotróficos mesófilos e termófilos em alimentos?

Qual o objetivo de se realizar a contagem geral em placas de Micro-organismo Psicrotróficos mesófilos e termófilos em alimentos?

3.2 Contagem de Bactérias Psicrotróficas O método de contagem de microrganismos em placas, em geral, pode ser utilizado para enumerar grandes grupos microbianos, como os aeróbios mesófilos, aeróbios termófilos, aeróbios psicrotróficos, os bolores e leveduras.

Quais microrganismos patogênicos podem ser encontrados no leite?

Microrganismos Patogênicos Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp., Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus.

Qual a bactéria que elimina no leite?

Ambiente ideal para bactérias Isso porque essa temperatura é ideal para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no produto: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus. Conforme elas aumentam, elas transformam a lactose em ácido láctico, diminuindo o pH do leite.

O que são microrganismos termófilos?

São chamados seres termófilos aqueles cuja temperatura ótima varia de 40º a 70ºC com tolerância máxima de 90ºC. Temperatura como essas são encontradas em águas termais. resilientes. Os microrganismos termófilos não são capazes de crescer em temperaturas abaixo de 45 °C.

Qual é a importância de realizar a contagem de microrganismos Psicrotróficos em alimentos?

(2000) os psicrotróficos contribuem para a deterioração do leite de duas formas distintas: produzindo enzimas proteolíticas e lipolíticas que iniciam sua atividade no leite cru durante o transporte e estocagem pré- processamento.

O que os organismos deteriorantes podem causar no leite?

A presença de enzimas microbianas deteriorantes termoestáveis proteolíticas e lipolíticas pode comprometer a qualidade e vida útil do leite processado e derivados, mesmo que o leite cru apresente baixas contagens totais de micro-organismos.

O que pode ser encontrado no leite?

O leite contém quantidades significativas de cloro, fósforo, potássio, sódio, cálcio e magnésio. Além disso, possui pequenas quantidades de ferro, alumínio, bromo, zinco e manganês.

Qual o microrganismo alvo na pasteurização do leite?

Os principais micro-organismos resistentes ao binômio tempo/temperatura aplicado na pasteurização do leite são os chamados termodúricos. Essas podem ser bactérias esporuladas (Bacillus spp.), termófilas não esporuladas (Sti) e mesófilos com elevada termorresistência (Microbacterium spp.).

Quais as bactérias que contaminam o leite?

Os principais gêneros de bactérias psicrotróficas que contaminam o leite são não-patogênicos, como, por exemplo, Pseudomonas, Aeromonas, Chromobacterium, Flavobacterium, Lactobacillus, Arthrobacter.

Quais são as espécies de Pseudomonas?

Várias espécies de Pseudomonas, quando presentes em número de 106 ufc/ml no leite cru, produzem metaloproteases neutras, extracelulares e termorresistentes, acarretando sérios problemas após o processamento, tanto para o leite fluído como para seus derivados (Fairbairn e Law]

Quais bactérias gram-positivas podem estar presentes em leite e derivados?

Várias espécies de bactérias Gram-positivas podem estar presentes em leite e derivados, no entanto constituem minoria.

Quais são as bactérias psicrotróficas?

As bactérias psicrotróficas, apresentam crescimento lento, mas produzem grandes quantidades de enzimas (lipases e/ou proteases) que resistem ao processo de pasteurização, até mesmo do processo UHT ( Ultra High Temperature) e que podem causar alterações sensoriais nos derivados lácteos.

Postagens relacionadas: