Quando superar o luto?
Índice
- Quando superar o luto?
- É possível superar o luto?
- O que falar para uma pessoa que perdeu a esposa?
- Como você pode perceber a morte de alguém tão importante?
- Qual a pior dor que alguém pode viver diante da morte?
- Por que não vivíamos antes de morrer?
- Por que somos presos no passado e paralisamos a nossa vida?

Quando superar o luto?
Aceitação Esta é a fase final do processo de luto, em que a pessoa começa a recuperar os hábitos que tinha antes do acontecimento que causou a perda, retomando sua rotina diária normal. É a partir desta fase que a pessoa também passa a estar mais disponível para as relações sociais com amigos e família.
É possível superar o luto?
Viver o luto é essencial. Não esconda-o ou evite falar quando precisar. Escolha pessoas em quem confia para desabafar, chore toda vez que sentir vontade e, principalmente, não tente ignorar essa fase da sua vida. Ela é necessária para entender melhor a si mesmo e o complexo sentimento que a partida do sol traz.
O que falar para uma pessoa que perdeu a esposa?
Aceite os meus sinceros pêsames neste momento difícil. Não posso acreditar que sua esposa não está mais aqui. Ela era uma mulher incrível, batalhadora e é muito triste saber que ela partiu. Não há palavra que possa trazer conforto para o seu coração agora, eu sei, por isso, só ofereço meu ombro amigo e oro por você.
Como você pode perceber a morte de alguém tão importante?
A morte de alguém tão importante pode fazer você perceber que seu casamento é uma mentira, que a sua carreira não tem sentido ou que chegou a hora de jogar tudo para o alto e ir plantar abacaxi na Bahia. Essas conclusões podem até ser verdadeiras, mas evite agir por impulso até sentir-se pronto para pensar mais racionalmente.
Qual a pior dor que alguém pode viver diante da morte?
A pior dor que alguém pode viver é ver algum ente amado partir. A impotência diante da morte é o que nos faz lembrar que somos humanos, e nos darmos conta de como a vida é frágil. Apesar do sofrimento é preciso lidar com a morte com força e coragem. É preciso pensar que, embora essa pessoa querida não esteja mais entre nós, o amor nunca vai embora.
Por que não vivíamos antes de morrer?
As escrituras nos dizem que já vivíamos antes de virmos à Terra, e que por Jesus ter vencido a morte, continuaremos a viver depois que morrermos. Conhecer o plano de Deus, e saber que a morte faz parte dele, pode nos ajudar a sentir consolo e paz. Embora lamentemos a morte de um ente querido, há esperança — a morte não é o fim.
Por que somos presos no passado e paralisamos a nossa vida?
Apesar do fato de todos nós sabermos que a vida nunca nos deu uma garantia de que seríamos tratados de forma justa e que as coisas ruins não acontecem para nós, por vezes somos tomados de surpresa quando levamos um golpe que achamos não merecer. Ficamos presos no passado e paralisamos a nossa vida.