Qual é o mecanismo de ação do éter acetona empregado na técnica de coloração de Gram sob a parede celular das bactérias Gram-positivas?

Índice

Qual é o mecanismo de ação do éter acetona empregado na técnica de coloração de Gram sob a parede celular das bactérias Gram-positivas?

Qual é o mecanismo de ação do éter acetona empregado na técnica de coloração de Gram sob a parede celular das bactérias Gram-positivas?

COLORAÇÃO DE GRAM (Hans Christian Joachim Gram) Com a adição do mordente (Lugol), ocorre a formação do complexo iodo-pararosanilina, que fixa o corante primário nas estruturas coradas. O álcool-acetona extrai os lipídeos, aumentando a porosidade/permeabilidade da parede celular das bactérias Gram-negativas.

Por que a coloração de Gram é um método de coloração diferencial?

Em suma, o procedimento de coloração de Gram permite que as bactérias retenham a cor com base nas diferenças nas propriedades químicas e físicas da parede celular. De fato, o uso dos corantes permite aumentar o contraste e evidenciar a estrutura bacteriana.

Qual a cor das bactérias Gram-positivas e Gram negativas ao final da coloração?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Qual a função de cada corante e do álcool na técnica de coloração de Gram?

O álcool é responsável por dissolver a membrana de lipídios formadora das bactérias gram-negativas e, assim, remover o complexo formado entre o corante e o lugol, descorando essas bactérias.

Qual a principal utilização do método de coloração de ziehl neelsen?

O método de coloração de Ziehl-Neelsen é utilizado para a detecção dos BAAR (bacilos álcool-ácido-resistentes). ... Morfotintorialmente, as micobactérias apresentam-se na forma de bacilos, sutilmente curvos ou retos, álcool-ácido-resistentes.

Quando começou a coloração de bactérias?

Em 1884, Christian Gram desenvolveu um método de coloração de bactérias que permitia sua separação em dois grupos distintos, as Gram positivas (que coravam-se em roxo) e as Gram negativas (que coravam-se em vermelho).

Qual a diferença entre as bactérias gram positivas e gram negativas?

A partir do advento da microscopia eletrônica e do aperfeiçoamento das técnicas de análise bioquímica dos diferentes componentes celulares, foi verificado que esta diferença entre as bactérias Gram positivas e Gram negativas era, provavelmente, devida às diferenças de composição e estrutura das paredes celulares.

Quais são as bactérias grampositivas?

Assim, de acordo com as características observadas no microscópio, as bactérias podem ser classificadas em: Bactérias Gram-positivas, que são visualizadas com a coloração azul devido ao fato de não serem descoradas pelo álcool, uma vez que possuem parede celular mais espessa e os seus poros contraem-se quando expostos ao lugol;

Por que as bactérias gram positivas são desidratadas?

As bactérias gram positivas, por possuírem uma menor concentração de lipídeos, se tornam desidratadas com o tratamento pelo álcool, diminuindo a permeabilidade da parede celular e retendo o primeiro corante. Escorrer o corante. Cobrir com lugol (mordente) por 1 minuto Observar ao microscópio com objetiva de imersão. Fonte: pt.scribd.com

Postagens relacionadas: