Qual é o alimento das bromélias?
Índice
- Qual é o alimento das bromélias?
- Como as bromélias captam água?
- Onde as bromélias vivem?
- Quais as características das bromélias?
- Como as plantas Epifitas se alimentam?
- Como a Mata Atlântica se caracteriza?
- O que é Epifitismo em biologia?
- Como a bromélia se adapta ao ambiente em que vive?
- Quanto ao habitat uma bromélia pode ser classificada em?
- Quais são as espécies de bromélias?
- Por que as bromélias são parasitas?
- Como são as bromélias carnívoras?
Qual é o alimento das bromélias?
Ao contrário do que muitos imaginam, as bromélias não são plantas parasitas, pois não se alimentam das plantas onde se crescem. Na verdade, elas são plantas epífitas, ou seja, usam outras plantas apenas como suporte, para receberem maior luminosidade.
Como as bromélias captam água?
Por conta do formato de suas folhas, as bromélias captam a água da chuva, e não da planta onde ela está estabelecida.
Onde as bromélias vivem?
Quase todas as espécies de bromélias são nativas da América tropical (Américas Central e do Sul, além do México e do sul dos Estados Unidos). A única exceção é uma espécie originária da África. A maior espécie é encontrada no Peru e na Bolívia.
Quais as características das bromélias?
Características: Herbácea epífita que atinge grande altura para uma bromélia, pode chegar a 90 cm de altura. As espigas florais são rígidas e muito exuberantes, em colorido intenso. Normalmente é utilizada em arranjos florais de maneira epífita, em troncos ou pedras, à meia-sombra.
Como as plantas Epifitas se alimentam?
As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros. ... As epífitas são bastante comuns em regiões de matas, pois as copas das árvores impedem a passagem da luz solar, prejudicando as plantas de pequeno porte.
Como a Mata Atlântica se caracteriza?
As principais características da Mata Atlântica são: As árvores de grande porte formam um microclima na mata, produzindo sombra e umidade. Presença de árvores de médio e grande porte que formam uma floresta densa e fechada. Grande biodiversidade com a presença de diversas espécies animais e vegetais.
O que é Epifitismo em biologia?
Epifitismo é o hábito de vida de alguns vegetais que crescem sobre a superfície de um outro ser vivo (quase sempre de uma planta), absorvendo nutrientes e água provenientes do ar e da chuva ou de resíduos orgânicos que sedimentem ao seu redor.
Como a bromélia se adapta ao ambiente em que vive?
As bromélias também usam o metabolismo ácido crassulaceano de fotossíntese para criar açúcares necessários para a sua sobrevivência. Esta adaptação permite que as bromélias vivam em climas quentes ou secos, abrindo seus estômatos à noite, ao invés de abri-los durante o dia, o que as previne de perder água.
Quanto ao habitat uma bromélia pode ser classificada em?
Quanto ao habitat preferencial, podem ser classificadas basicamente em três grupos: terrestres, rupícolas ou epífitas, conforme cresçam no solo, em rochas ou árvores, respectivamente.
Quais são as espécies de bromélias?
Além do abacaxi, temos outras diversas espécies de bromélias no País, as quais são nativas das Américas Central e do Sul, incluindo ainda o México e do sul dos Estados Unidos. Só temos uma única exceção, originária da África. E por falar em bromélias, não pense que elas são todas pequenas. A maior espécie, por exemplo, existe no Peru e Bolívia.
Por que as bromélias são parasitas?
Existem bromélias que crescem no solo, outras em rochas e, ainda, há aquelas que são epífitas. Por epifíticas podemos entender plantas que crescem aderidas as outras plantas. Mas lembre-se: elas não são parasitas, pois não se “alimentam” das plantas as quais estão aderidas.
Como são as bromélias carnívoras?
Alcantarea, Catopsis, Guzmania, Tillandsia, Vriesia. Os estudiosos consideram o gênero Catopsis e Brochinia reducta como bromélias carnívoras. As bromélias são plantas herbáceas de folhas ora largas ora estreitas, lisas ou serrilhadas. Como são muitas as espécies, as encontramos por vezes com espinhos, bem como em outras com folhas lisas.