Como se faz punção venosa?

Índice

Como se faz punção venosa?

Como se faz punção venosa?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Como achar a veia do paciente?

O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada. Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia.

Quais locais indicados para uma punção venosa?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal; Escolher o cateter adequado ao calibre do vaso periférico; Prender o garrote acima do local escolhido (não colocá-lo sobre as articulações);

Qual o ângulo para punção venosa?

Introduzir a agulha em ângulo 30º a 45º dependendo da profundidade da veia, com bisel voltado para cima e depois paralela à pele na direção da veia a ser puncionada.

Como puxar a veia dentro da veia?

A agulha vai servir como um fio-guia enquanto empurras o cateter dentro da veia. Vais precisar puxar a agulha de modo que haverá menos hipóteses de punção da outra parede da veia à medida que avançar o cateter. 9. Ao puncionar uma veia e vendo retorno de sangue, pare o avanço do cateter e diminua o ângulo.

Como você pode ver uma veia perfurada?

Suas veias são tão grossas, mas muito frágeis, então apenas uma pequena pressão do torniquete pode explodir uma veia perfurada. Se você suspeita que há uma baixa integridade da veia, mas você pode facilmente ver e sentir a veia em um paciente idoso, tente fixar a veia sem usar um garrote.

Como fazer a inserção na veia?

Normalmente, você pode fazer a inserção em um ângulo de 15 a 30 graus. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia. Faz a inserção lentamente mas de forma constante.

Qual o grupo mais propenso a apresentar veias frágeis?

Existem também alguns grupos etários específicos, que são mais propensos a apresentar veias frágeis. Os doentes idosos, por exemplo, normalmente tem as paredes das veias fracas devido à degeneração dos tecidos conjuntivos relacionada à idade.

Postagens relacionadas: