Como saber se um alelo é recessivo ou dominante?

Índice

Como saber se um alelo é recessivo ou dominante?

Como saber se um alelo é recessivo ou dominante?

Os alelos podem ser dominantes ou recessivos. Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.

O que significa estar em homozigose?

Então, veja alguns exemplos que ocorrem na espécie humana: Cor dos olhos: Olhos azuis são condicionados pele gene recessivo “a”. Isso quer dizer que, para que ele possa se expressar, ele precisa estar em homozigose, ou seja, precisa receber duas doses do alelo, um de cada genitor.

Qual a característica de um gene recessivo?

Observe: No caso analisado, temos uma característica determinada por um gene recessivo, pois ela não se manifestou no casal e apareceu apenas nos filhos, nos quais o gene apresenta-se em homozigose. Conclui-se, portanto, que, na geração III, os indivíduos 4 e 5 são homozigotos recessivos e, na geração II, os indivíduos 5 e 6 são heterozigotos.

Quais são os genes dominantes?

Os genes dominantes são os que determinam uma característica genotípica que será expressa, mesmo se estiver em dose simples. Eles são expressos por letras maiúsculas. Podemos classificar esses genes em dominantes homozigotos ou dominantes heterozigotos.

Quais são as heranças dominantes?

Entre as heranças dominantes, podemos citar a capacidade de enrolar a língua e a polidactilia (presença de mais de cinco dedos nas mãos ou pés). O albinismo é uma herança recessiva que afeta diversos animais, incluindo o homem. Por: Vanessa Sardinha dos Santos.

Postagens relacionadas: