Porque o isopor derrete quando entra em contato com a acetona?

Índice

Porque o isopor derrete quando entra em contato com a acetona?

Porque o isopor derrete quando entra em contato com a acetona?

Ao mergulhar o pedaço de isopor na acetona, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Isso ocorre por que os dois compostos, acetona e isopor, são apolares: “semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em acetona.

Qual a fórmula para extrair acetona?

Obtenção. A acetona é produzida principalmente por processos de desidrogenação ou peroxidação do álcool isopropanol. Uma das formas de se obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário 2-propanol (isopropanol), utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácido sulfúrico concentrado (H2SO4).

Porque o isopor derrete em contato com a gasolina?

Ao mergulhar o pedaço de isopor na gasolina, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Por que isso ocorre? Os dois compostos, gasolina e isopor, são apolares: “Semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em gasolina.

Pode colocar água quente no isopor?

Infelizmente, líquidos quentes ou micro-ondas podem fazer com que o isopor derreta ou perca propriedades, causando o vazamento dos produtos químicos benzeno e estireno para o líquido no recipiente, podendo causar problemas de saúde.

Qual a diferença de acetona e cetona?

Acetona (propanona): é um líquido inflamável, incolor, com cheiro agradável e solúvel em água. A cetona mais simples é usada como solvente (de lacas, resinas, acetileno), na extração de óleos vegetais e na fabricação de medicamentos hipnóticos como o sulfonal (um sonífero).

Como fazer a acetona pura?

Ela pode ser obtida industrialmente por meio da decomposição térmica do acetato de cálcio, pela hidratação do propeno ou por oxidação do cumeno. Nesse último caso, o cumeno é obtido por meio de uma reação entre o propeno (propileno) e o benzeno, derivados do petróleo.

Postagens relacionadas: