Como se escreve entre períodos?
Como se escreve entre períodos?
Correto é referir dois períodos ou duas datas: «entre o período de 6 a 9 de setembro e o período de 20 a 27 do mesmo mês»; «entre os dias 6 e 9 de setembro». Mesmo assim, se o consulente pretender usar a expressão «período de 6 a 9 de setembro», a preposição adequada é em: «no período de 6 a 9 de setembro».
Será que há duas orações que formam um período?
No exemplo que dei, há duas orações que formam um período. ( Já agora, dou-lhe como exemplo um período formado por duas orações, cujos predicados exprimem uma qualidade e um estado:«Sou diabético e estou a tratar-me em Lisboa.»)
Como se dividem essas orações?
Como se divide esse período e como se classificam essas orações? No período referido, encontram-se cinco orações; identifiquemo-las:
Como saber quantas orações existem em um período?
Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais. A análise sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período e das orações que compõem um período. Conhecemos mais pessoas quando estamos viajando.
Quais são as orações?
As orações são estruturadas em torno de um sujeito e de um predicado que, por isso, são chamados de termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento da oração sobre o qual se declara algo, enquanto predicado é a declaração feita sobre o sujeito. Exemplo: Os alunos homenagearam o professor. Predicado: homenagearam o professor.