O que são cadeias carbônicas e como podemos classificá las dê exemplos?

Índice

O que são cadeias carbônicas e como podemos classificá las dê exemplos?

O que são cadeias carbônicas e como podemos classificá las dê exemplos?

Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas. Essas cadeias carbônicas podem ser classificadas de acordo com quatro critérios principais: Fechamento da cadeia, ... Natureza dos átomos.

Como fazer cadeias carbônicas?

É possível fazer isso através de dois modos. Veja cada um deles: Fórmula estrutural condensada: a primeira forma de simplificar uma cadeia carbônica é utilizar índices, isto é, números que indicam a quantidade de átomos de hidrogênio que se ligam ao carbono.

Qual a característica das cadeias carbônicas?

Com isso, cada composto possui uma característica específica dependendo da cadeia carbônica que o forma. Como as cadeias carbônicas são estruturas encadeadas, átomos de outros elementos químicos também podem estar presentes nas cadeias, sendo denominados de heteroátomos. Para isso, precisam estar localizados entre os átomos de carbono.

Qual a classificação do carbono da cadeia?

Classificação do carbono da cadeia. O carbono também pode ser classificado conforme a sua posição na cadeia em: Carbono primário: são os átomos das extremidades das cadeias e que se ligam somente a outro átomo. Carbono secundário: é o carbono que se liga a outros dois átomos de carbono na cadeia.

Qual a natureza dos átomos na cadeia carbônica?

De acordo com a natureza dos átomos que existem na cadeia. 4.1 – Homogênea: se na cadeia carbônica não houver nenhum outro tipo de átomo entre os carbonos. Exemplos: 4.2. Heterogênea: Se houver pelo menos um átomo de outro elemento entre dois carbonos da cadeia, isto é, um heteroátomo.

Quais são as cadeias carbônicas saturadas?

Quando as cadeias carbônicas são analisadas de acordo com o tipo de ligação entre os átomos de carbono, elas se dividem em: saturada e insaturada. Assim, as saturadas possuem ligações simples nas estruturas, enquanto as insaturadas possuem, pelo menos, uma ligação dupla ou tripla na estrutura molecular. Cadeias carbônicas saturadas.

Postagens relacionadas: