Como se tornar um profissional de compliance?

Índice

Como se tornar um profissional de compliance?

Como se tornar um profissional de compliance?

Para trabalhar com compliance, o ideal é fazer uma pós-graduação na área (há várias) e cursos de curta duração sobre normas anticorrupção, antissuborno, governança corporativa, controles internos – entre outros semelhantes que envolvam a área de atuação da companhia. “O principal é entender do negócio da empresa.

O que é um curso de compliance?

O curso de Compliance faz parte da tendência mundial que consiste em repensar e desenvolver mecanismos de controle interno nas companhias, aumentando a transparência dos procedimentos e diminuindo os riscos de práticas indesejadas nas empresas brasileiras.

Qual a formação acadêmica adequada para o compliance Officer?

Entretanto, a conclusão de um curso de bacharelado é obrigatória para qualquer nível de carreira na área de conformidade. Os cursos mais comuns entre os profissionais de compliance são contabilidade, administração de empresas, economia e direito.

Onde estudar compliance?

6 cursos Gratuitos sobre Compliance e Governança para estudar durante a Quarentena

  • Curso Normas anticorrupção, Antissuborno e Compliance Público – FGV.
  • Curso Prevenção ao Crime de Lavagem de Dinheiro – Saint Paul.
  • Curso de Governança Coorporativa, Compliance e Ética – Saint Paul.

Como se tornar um compliance Officer?

Compliance Officer: Entenda o que é e aprenda como se tornar um. Compliance é uma área com grandes possibilidades de crescimento, visto que, as práticas de corrupção, fraudes e outros atos ilícitos ainda fazem parte da rotina de empresas e instituições públicas brasileiras.

Qual a importância da Compliance?

Para resumir, compliance é o conjunto de medidas e procedimentos com o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção. Adotar posturas éticas está entre as principais preocupações de uma corporação que almeja o sucesso, seja uma empresa privada, de capital aberto ou até mesmo instituições associativas.

Qual o significado da palavra compliance?

Com origem no inglês, a palavra compliance significa, em tradução livre, “estar em conformidade com”, “obedecer”, “concordar”. Neste caso, é o mesmo que se comprometer com a integridade na tomada de decisões diária. Uma gestão pautada pelo compliance deve ser marcada pela transparência e ética, o que por si só resulta em menores riscos.

Como devem ser atualizadas as normas de compliance?

Desse modo, as normas de compliance que já existem nas empresas devem ser atualizadas com os parâmetros definidos na Lei Geral de Proteção de Dados. Não apenas os dados dos colaboradores, mas todos àqueles que as empresas têm acesso. Por exemplo, as empresas necessitam de um profissional responsável para atuar junto ao Comitê de Compliance.

Postagens relacionadas: