O que é controle de estoque de medicamentos?

Índice

O que é controle de estoque de medicamentos?

O que é controle de estoque de medicamentos?

A ideia é que você não deixe faltar no estoque os itens que mais são comercializados, pois isso evita que o cliente procure por um estabelecimento concorrente por não ter encontrado aquilo que procurou na sua drogaria. Uma boa dica para reposição seria a Curva ABC de produtos vendidos.

Qual a finalidade do armazenamento dos medicamentos?

O armazenamento é uma parte do ciclo da cadeia farmacêutica, onde a finalidade é garantir a qualidade dos medicamentos por meio de uma estocagem adequada. A boa conservação dos medicamentos gera credibilidade das indústrias farmacêuticas com seu consumidor final, o paciente.

Qual o estoque máximo para a farmácia?

Estoque Máximo (EM): é o mais alto estoque permitido para a farmácia trabalhar adequadamente abastecida durante determinado número de dias, obedecendo às limitações de espaço físico, financeiras, etc.

Qual a estabilidade dos medicamentos?

ESTABILIDADE DE MEDICAMENTOS Devem ser contempladas os aspectos de estabilidade física, química, microbiológica, terapêutica e toxicológica. Fatores intrínsecos: pH, qualidade do recipiente, presença de impurezas, etc. Fatores extrínsecos: temperatura, luminosidade, ar, umidade.

Qual é o estoque de segurança?

Estoque de Segurança (Mínimo) ou Ponto de Chamada: é a quantidade mínima de determinado produto que deve existir em estoque. Destina-se a cobrir eventuais atrasos no seu reabastecimento.

Como contribuir para a prática de armazenagem de medicamentos?

Com a presente publicação, a CEME espera contribuir para o aperfeiçoamento da prática de armazenagem de medicamentos; sugerindo sua leitura para todos os profissionais que atuam nessa área, desde o farmacêutico até o pessoal de apoio.

Postagens relacionadas: