Como ser jurado no Tribunal do Júri MG?

Índice

Como ser jurado no Tribunal do Júri MG?

Como ser jurado no Tribunal do Júri MG?

É preciso ter mais de 18 anos, residir na capital, ser alfabetizado e não ter antecedentes criminais. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) abriu as inscrições para compor o corpo de jurados que vai atuar na Comarca de Belo Horizonte em 2022, no Fórum Lafayette.

Quais os direitos do jurado?

Constitui também direito do jurado, na condição do art. 439 deste Código, preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no provimento, mediante concurso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária (Art. 440).

Quem é o Tribunal do júri?

O Tribunal do Júri é composto por um juiz presidente e por 25 (vinte e cinco) jurados que serão previamente sorteados dentre os alistados, mas apenas 07 (sete) constituirão o Conselho de Sentença em cada sessão de julgamento.

Quem não pode ser jurado?

Quem não pode ser jurado? Para fazer o alistamento e participar de julgamentos, o cidadão precisa ter mais de 18 anos, não ter antecedentes criminais, ser eleitor e concordar em prestar esse serviço gratuitamente (de forma voluntária).

Quando um jurado pode ser recusado no júri?

Quando um jurado pode ser recusado no tribunal do júri? Conheça o curso online de investigação criminal defensiva, que tem muitas videoaulas e certificado de conclusão. O valor pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão. Também é possível adquirir (sem parcelamento) no boleto.

Qual é a competência do Tribunal do júri?

Os casos ficam em alto grau de complexidade ao tratar-se do âmbito criminal de competência do Tribunal do Júri, em que a decisão de condenação ou a absolvição do réu estará nas mãos dos jurados leigos sorteados para formarem a tribuna de acordo com o rito do Código de Processo Penal.

Postagens relacionadas: