Como faço para ser jurado no Tribunal?

Índice

Como faço para ser jurado no Tribunal?

Como faço para ser jurado no Tribunal?

Para se voluntariar é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos, não ter sido processado criminalmente, ter boa conduta moral e social e ser eleitor ativo. Para ser jurado não se exige qualificação profissional.

Quanto ganha um jurado de tribunal?

581, XIV e art. 586, parágrafo único). A atividade exercida pelos jurados não é remunerada, porém alguns benefícios são assegurados: - nenhum desconto será feito no salário ou vencimento do jurado no dia em que ele comparecer à sessão do Júri.

Será que os jurados podem ser jurados?

Este ano, o juiz Aluízio Pereira dos Santos, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, faz um alerta: os voluntários que se inscreverem para ser jurados não podem ter ligações familiares com antecedentes criminais nem presos – principalmente por homicídios. As informações devem ser prestadas na ficha de inscrição.

Quando é publicada a lista de jurados?

A lista, em regra, é sempre publicada na primeira quinzena de outubro. Este ano, o juiz Aluízio Pereira dos Santos, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, faz um alerta: os voluntários que se inscreverem para ser jurados não podem ter ligações familiares com antecedentes criminais nem presos – principalmente por homicídios.

Como funciona o jurado voluntário?

O programa Jurado Voluntário foi instituído para possibilitar um incremento qualitativo na aplicação da justiça com o recrutamento voluntário, em razão da participação de pessoas que demonstrem real preocupação com a correta distribuição da justiça.

Quais são os jurados voluntários para compor o Conselho de sentença?

Na hora da audiência são escolhidos apenas sete jurados voluntários para compor o conselho de sentença.

Postagens relacionadas: