Como ocorre a ativação dos linfócitos B?
Índice
- Como ocorre a ativação dos linfócitos B?
- O que são células B?
- Onde ocorre a ativação dos linfocitos T?
- Como a célula B reconhece o antígeno?
- Qual a importância do segundo sinal para a ativação de linfócitos?
- Onde amadurecem os linfócitos B?
- O que é o Plasmócito?
- O que são células dendríticas?
- Qual o processo de ativação das células T?
- Qual é a função da célula B?
- Por que as células B não são expostas ao antígeno?
- Por que as células B estão presas na periferia?
Como ocorre a ativação dos linfócitos B?
ATIVAÇÃO DOS LINFÓCITOS B Para ativação, é preciso que o BCR ligue-se a um epítopo antigênico, o que desencadeia uma sequência de eventos intracelulares. Além do reconhecimento do antígeno, a ativação dos LB depende também de um segundo sinal ativador.
O que são células B?
Os linfócitos B são os responsáveis por garantir a chamada imunidade humoral, que se destaca pela resposta imunológica realizada pela produção de anticorpos. Esses anticorpos são capazes de neutralizar ou ainda destruir os antígenos.
Onde ocorre a ativação dos linfocitos T?
A seleção positiva dos linfócitos Tαβ (convencionais) ocorre principalmente no córtex e envolve o reconhecimento do peptídeo próprio ligado à proteínas do MHC expressas nas células epiteliais corticais tímicas (cTECs), resultando na sobrevivência e maturação do timócito.
Como a célula B reconhece o antígeno?
As células B podem apresentar antígenos para as células T e liberar citocinas, mas sua principal função é se transformar em plasmócitos, que produzem e secretam anticorpos .
Qual a importância do segundo sinal para a ativação de linfócitos?
Moléculas de superfície que interagem durante a apresentação do anígeno; - Fornecem um segundo sinal para a ativação dos linfócitos T. Sem este segundo sinal não há uma resposta adequada e as células T tornam-se inativas, produzindo um estado de tolerância imunológica específica (anergia clonal).
Onde amadurecem os linfócitos B?
São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfoides que se diferenciam em células pre-búrsicas e pre-timócitos. Os pre-timócitos dão origem aos Linfócitos T que por sua vez vão amadurecer no timo; já as células pre-búrsicas dão origem aos Linfócitos B e amadurecem na própria medula óssea.
O que é o Plasmócito?
O plasmócito é responsável pela produção de anticorpos que nos protegem das infecções, mas ao sofrerem mutações transformam-se em células malignas e produzem grande quantidade de anticorpos anômalos que se acumulam no sangue. Estes são conhecidos como proteínas monoclonais.
O que são células dendríticas?
A células dendríticas, ou DC, são células produzidas na medula óssea que podem ser encontradas no sangue, pele e tratos digestivo e respiratório, por exemplo, e que fazem parte do sistema imunológico, sendo responsáveis pela identificação da infecção e desenvolvimento da resposta imune.
Qual o processo de ativação das células T?
O processo de ativação das células T está associado a mudanças na expressão de moléculas de superfície, muitas das quais têm papéis importantes na indução e regulação das respostas. Citocinas induzem a proliferação e diferenciação de células T ativadas pela APC.
Qual é a função da célula B?
O BCR é uma ligação entre a membrana celular e a imunoglobulina, e esta molécula permite a distinção das células B entre outros tipos de linfócitos, e também é a principal proteína envolvida na ativação da célula B. Uma vez que a célula B encontra seu antígeno e recebe um sinal adicional da célula T auxilar, ela pode se ...
Por que as células B não são expostas ao antígeno?
Células B que não foram expostas ao antígeno, conhecidas como "células virgens"', podem ser ativadas por células T dependente ou independente. Este artigo sobre Biologia celular é um esboço.
Por que as células B estão presas na periferia?
Células B que encontraram antígeno no sangue, nos fluidos extracelulares ou no próprio órgão linfóide ficam presas na periferia entre a região rica em células T e B. Isto se deve a ativação da expressão de moléculas de adesão (como LFA-1).