Qual instrumento utilizamos para avaliação de furca?

Índice

Qual instrumento utilizamos para avaliação de furca?

Qual instrumento utilizamos para avaliação de furca?

A quantidade de destruição periodontal na área de furca varia de paciente para paciente e em um mes- mo paciente de sítio para sítio e para melhor classifi- car o grau de envolvimento da área de furca, utiliza-se uma sonda milimetrada – sonda Nabers, que devido à sua curvatura possui melhor acesso a esta área4.

Como tratar lesão de furca?

Os tratamentos aconselhados para o tratamento de lesões de furca grau II são a plastia de furca, a hemissecção radicular, a tunelização, a regeneração tecidular guiada (RTG) e a exodontia dentária.

Quais os fatores que dificultam a instrumentação radicular?

Porém, existem certas limitações para a realização da instrumentação radicular sem acesso cirúrgico, principalmente em casos onde se tem profundidade de sondagem maior que 5mm relacionada a regiões de molares, associadas ou não a áreas de lesões de furca, presença de concavidades ou fissuras na superfície radicular, o ...

Qual a classificação das doenças periodontais?

Doenças gengivais.

  • Periodontite crônica.
  • Periodontite agressiva.
  • Periodontite como manifestação de doenças sistêmicas.
  • Doenças periodontais necrosantes.
  • Abscessos do periodonto.
  • Periodontite associada a lesões endodônticas.
  • Condições e deformidades de desenvolvimento e.
  • Qual é a classificação para envolvimento de furca?

    De acordo com Hamp, as lesões de furca classificam-se em: Classe I – caracterizada pela perda horizontal do tecido de suporte menor que 3 mm; Classe II – caracterizada pela perda horizontal do tecido de suporte maior ou igual a 3 mm; e Classe III – caracterizada pela perda horizontal dos tecidos de um lado a outro da ...

    Qual instrumento é utilizado para avaliar lesões de cárie é de furca?

    Segundo Andrezza, a lesão de furca pode ser diagnosticada de forma clínica, com a utilização da sonda de nabers, ou radiográfica, com chapas da região que aparenta estar lesionada.

    O que é uma lesão de furca?

    A lesão de furca se forma com uma separação atípica da raiz dos dentes do tronco radicular, dando a impressão de afastamento da gengiva.

    O que é exposição de furca?

    As lesões de furca ocorrem quando a doença periodontal atinge a área de bifurcação dos dentes multirradiculares causando a destruição óssea e perda de inserção no espaço inter-radicular.

    Quais os fatores não microbianos relacionados ao insucesso endodôntico?

    A desinfecção insuficiente e a obturação incorreta do canal radicular são as responsáveis pela maioria dos casos de insucesso seguida pelos acidentes operatórios. Contudo, frente as falhas, o retratamento endodôntico é uma alternativa de primeira escolha desde que sejam respeitadas as suas indicações e limitações.

    Quais os fatores relacionados ao insucesso endodôntico?

    Ante os estudos analisados, pode-se concluir que o principal fator para o insucesso da terapia endodôntica é a presença de infecção intrarradicular. Sendo a associação entre a obturação do canal radicular e restauração coronária adequadas apresentou as menores taxas de insucesso endodôntico.

    Postagens relacionadas: