Como o uso da droga afeta o sistema nervoso?
Índice
- Como o uso da droga afeta o sistema nervoso?
- Como as drogas lícitas e ilícitas agem no organismo?
- Como as drogas ilícitas e lícitas podem comprometer o tecido nervoso?
- Quais são os efeitos das drogas ilícitas no organismo?
- Como o cérebro é afetado com o uso de drogas?
- Quais são as drogas lícitas e ilícitas?
- Quanto à origem como as drogas podem ser classificadas?
- Quais os efeitos da nicotina no sistema nervoso?
- Como ocorre a transmissão do impulso nervoso?
- Como é obtida a cocaína?
Como o uso da droga afeta o sistema nervoso?
As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.
Como as drogas lícitas e ilícitas agem no organismo?
analgésicas: relaxam a musculatura e causam uma sensação temporária de bem-estar; estimulantes: elevam os níveis de atividade motora, deixa a pessoa mais alerta; inalantes: são solventes que contêm diferentes combinações de substâncias, e que podem provocar danos irreversíveis ao organismo.
Como as drogas ilícitas e lícitas podem comprometer o tecido nervoso?
Comprometimento cerebral Devido ao efeito no sistema nervoso, o uso constante e excessivo de drogas podem ocasionar lesões permanentes no cérebro e destruição de neurônios, comprometendo assim todo o estado de saúde da pessoa.
Quais são os efeitos das drogas ilícitas no organismo?
O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer.
Como o cérebro é afetado com o uso de drogas?
Euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade são apenas alguns dos efeitos das drogas que fazem com que um indivíduo recorra a elas com mais urgência a cada novo uso.
Quais são as drogas lícitas e ilícitas?
Existem drogas lícitas e drogas ilícitas. As drogas lícitas são as que podem ser comercializadas como o cigarro, as bebidas alcoólicas e medicamentos. Já as drogas ilícitas são aquelas que tem a sua venda proibida, como a maconha, crack, cocaína, ecstasy.
Quanto à origem como as drogas podem ser classificadas?
A maioria das drogas tem como origem algum tipo de planta, como a maconha e o ópio. Segundo essa descrição, substâncias como analgésicos ou antiácidos são também consideradas drogas. A diferença é que, nesse caso, são drogas legalizadas e seu uso é feito por meio de prescrição médica.
Quais os efeitos da nicotina no sistema nervoso?
O tabaco e seu princípio ativo, a nicotina: os efeitos subjetivos buscados pelo consumidor são uma combinação dos efeitos excitantes e dos depressores. Neste artigo, você pode encontrar mais detalhados os efeitos da nicotina no sistema nervoso.
Como ocorre a transmissão do impulso nervoso?
IV. Na transmissão do impulso nervoso, os neurônios passam pela despolarização e repolarização, onde ocorre alteração da permeabilidade da membrana aos íons sódio e potássio, respectivamente. a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Como é obtida a cocaína?
A cocaína é obtida das folhas da coca (Erythroxylon coca), planta usada legalmente como chá há mais de 1000 anos pelos povos sul-americanos. A cocaína é produzida por processos químicos e usada sob a forma de pó, que é inalado ou injetado na corrente sanguínea.