Como as drogas atuam no cérebro?

Índice

Como as drogas atuam no cérebro?

Como as drogas atuam no cérebro?

Ele se ligam a receptores opiáceos, que geralmente são vinculados à hormônios especiais chamados de neurotransmissores. Quando eles são utilizados durante um longo período de tempo, o corpo diminui a produção destes produtos químicos naturais e faz com que o cérebro não lute mais contra a dor de uma maneira natural.

Como as drogas ilícitas e lícitas podem comprometer o tecido nervoso e sua atuação no corpo?

A utilização de substâncias psicoativas, tanto as lícitas quanto ilícitas, acaba por promover reações químicas no cérebro tornando a pessoa dependente. Esse acontecimento varia de pessoa para pessoa, pois isso pode ocorrer na primeira vez ou com o consumo excessivo da substância.

Qual é a classificação das drogas mais conhecidas em relação aos seus efeitos no cérebro?

São drogas que aumentam a atividade mental. Afetam o cérebro fazendo com que funcione de forma mais acelerada....
DEPRESSORASESTIMULANTESPERTURBADORAS
ÁlcoolTabaco (nicotina)Êxtase
Tranquilizantes e ansiolíticos (benzodiazepínicos)Cocaína (pasta de coca; merla; crack)Maconha

O que a cocaína faz na cabeça?

A cocaína provoca pequenas lesões no cérebro de quem a consome, causando efeitos neurológicos cada vez mais intensos, como a morte de neurônios, segundo pesquisa. Alguns desses danos podem ser irreversíveis, como a perda de memória, dificuldade de concentração e falta de capacidade analítica.

Quais são os maiores riscos que as drogas lícitas podem trazer?

Podemos citar: ataque cardíaco, doenças respiratórias, enfisema, câncer, impotência sexual, alterações na memória, perda do autocontrole, gota, rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, agitação e outros.

Quais são as consequências do uso da droga?

As consequências à longo prazo de qualquer tipo de droga incluem:

  • Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar e realizar atividades.
  • Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia.
  • Lesões no fígado, como câncer hepático.
  • Mau funcionamento dos rins e dos nervos.

Quais os efeitos da nicotina no sistema nervoso?

O tabaco e seu princípio ativo, a nicotina: os efeitos subjetivos buscados pelo consumidor são uma combinação dos efeitos excitantes e dos depressores. Neste artigo, você pode encontrar mais detalhados os efeitos da nicotina no sistema nervoso.

Quais são os neurotransmissores do álcool?

Elas alteram os níveis dos neurotransmissores, ou seja, os mensageiros que controlam nosso pensamento e comportamento. Com essas substâncias “excitatórias” travadas pelo uso do álcool, a geração de ideias, a respiração e os batimentos cardíacos acabam sendo retardados.

Como interferem na ação dos neurotransmissores?

Interferem na açãobloqueando a saídados neurotransmissores (exocitose) ouimpedindo o seu retornoao terminal pré-sináptico (endocitose). Podem também agir no terminal pós-sináptico, aumentando a sensibilidade da ação dos neurotransmissores (agonista) ou reduzindo a sensibilidade (antagonista).

Quais são as consequências das substâncias alucinógenas?

Outras consequências das substâncias psicoativa alucinógenas, são quadros de euforia e relaxamento. Entre as mais comuns utilizadas estão a maconha, cocaína, chá de cogumelo e o LSD. As substâncias depressoras deixam o funcionamento do cérebro mais lento. Alguns efeitos proporcionados aos seus usuários são a sonolência e tranquilidade excessiva.

Postagens relacionadas: