Qual o conceito de fatores emocionais na aprendizagem?
Índice
- Qual o conceito de fatores emocionais na aprendizagem?
- Por que as emoções são importantes para aprendizagem?
- Que tipo de sentimento pode atrapalhar a nossa capacidade de aprender?
- Quais os sentimentos que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem?
- O que são os processos emocionais?
- É possível o aprendizado emocional?
- Qual o papel da emoção para o desenvolvimento?
- Como o aprendizado é afetado pelas emoções?
- Como as emoções interferem com a aprendizagem?
- Por que as emoções conduzem para a aprendizagem?
- Como aprofundar a importância das emoções na aprendizagem?
Qual o conceito de fatores emocionais na aprendizagem?
A componente emocional ou afetiva da aprendizagem pode, na sua dimensão positiva, encorajar, reforçar e aprofundar as funções motivacionais, cognitivas e executivas atinentes, mas, em contrapartida, na sua dimensão negativa, pode intimidá-las, adiá-las, bloqueá-las, descontrolá-las, e até mesmo, interrompê-las e ...
Por que as emoções são importantes para aprendizagem?
A emoção e a cognição juntam-se para produzir aprendizagem, exatamente porque a emoção emanada do organismo, ou seja, do corpo (múltiplas sensibilidades) e da sua motricidade (múltiplas motricidades) por interação com o envolvimento, gera uma multiplicidade de fenômenos psíquicos complexos.
Que tipo de sentimento pode atrapalhar a nossa capacidade de aprender?
Quando desenvolvemos uma ansiedade patológica, por exemplo, nossa capacidade de atenção e concentração fica deficitária, com dificuldades para absorver novos conteúdos e informações, o que acaba provocando um fraco rendimento escolar.
Quais os sentimentos que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem?
Muitos são os sentimentos que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem: as emoções, empatia, o estímulo, à interatividade, a espontaneidade em poder apresentar ideias e não ser reprimido pelos outros, a partir da criação de um ambiente seguro.
O que são os processos emocionais?
As emoções são processos desencadeados por um acontecimento, pessoa, situação que é objecto de uma avaliação cognitiva que nem sempre é voluntária. A emoção é um fenómeno subjectivo que pode pressupor reacções biológicas e físicas. ... São o produto dos afectos e das experiências emocionais.
É possível o aprendizado emocional?
De forma recíproca o aprendizado também é afetado pelas emoções: "aprendizagem então é um processo profundamente emocional – dirigido, inibido e guiado por diferentes emoções, incluindo medo e esperança, excitamento e desespero, curiosidade e ansiedade" Ou seja, existe uma relação dialógica entre emoção e aprendizagem.
Qual o papel da emoção para o desenvolvimento?
Elas são como um guia e, ao entender suas emoções e aprender como controlar e direcionar cada uma delas, o indivíduo se torna capaz de expressar o que sente e compreender como os outros estão se sentindo. Isso permite a construção de relações mais fortes e sólidas consigo mesmo e com o outro.
Como o aprendizado é afetado pelas emoções?
De forma recíproca o aprendizado também é afetado pelas emoções: "aprendizagem então é um processo profundamente emocional – dirigido, inibido e guiado por diferentes emoções, incluindo medo e esperança, excitamento e desespero, curiosidade e ansiedade" Ou seja, existe uma relação dialógica entre emoção e aprendizagem.
Como as emoções interferem com a aprendizagem?
A compreensão de como as emoções interferem positiva ou negativamente para a aprendizagem é um dos campos de estudo da Neuropsicopedagogia – neurociência aplicada à educação. Afinal, estudos recentes de imagem do cérebro apontam que há uma clara associação entre os dois.
Por que as emoções conduzem para a aprendizagem?
POR QUE AS EMOÇÕES CONTAM PARA A APRENDIZAGEM? A emoção dirige, conduz e guia a cognição, não se pode compreender a aprendizagem sem reconhecer o papel dela em tão importante função adaptativa humana.
Como aprofundar a importância das emoções na aprendizagem?
Para se poder aprofundar a importância das emoções na aprendizagem, temos que necessariamente equacionar a sua importância no ensino, algo único da espécie humana, uma vez que ensinar é uma das suas especificidades mais singulares e que envolve processamento de emoções em dois sujeitos em interação intencional e transcendente.