Como as células-tronco embrionárias são obtidas?
Índice
- Como as células-tronco embrionárias são obtidas?
- Como as células-tronco podem ser obtidas?
- O que são células-tronco embrionárias e como podem ser utilizadas?
- Por que a terapia com células-tronco embrionárias não é permitida?
- Onde são encontradas as células tronco embrionárias?
- Porque a pesquisa sobre células tronco é tão controversa?
- Quais são as células tronco embrionárias?
- Quando começou a utilização das células-tronco no Brasil?
- Como funcionam os folhetos embrionários?
- Quais são as células-tronco adultas?
Como as células-tronco embrionárias são obtidas?
DE ONDE PODEM SER OBTIDAS AS CÉLULAS-TRONCO? As Células-Tronco podem ser obtidas de duas grandes fases do indivíduo: Fase Adulta: Sangue de cordão umbilical, medula-óssea e sangue periférico mobilizado. Fase Embrionária: Células contidas no blastocisto, estrutura formada nos primeiros dias após a fecundação.
Como as células-tronco podem ser obtidas?
São células obtidas, principalmente, na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, mas cada órgão do nosso corpo possui uma quantidade de células-tronco que é responsável pela renovação das nossas células ao longo da vida (Figura 4).
O que são células-tronco embrionárias e como podem ser utilizadas?
Células-tronco embrionárias: Essas células são também chamadas de pluripotentes, pois são capazes de transformar-se em qualquer tipo celular de um indivíduo adulto. As células-tronco embrionárias não podem gerar tecidos extraembrionários, sendo esse um critério para diferenciação.
Por que a terapia com células-tronco embrionárias não é permitida?
Contudo, Girão destacou a necessidade de se proibir o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas, pois, para serem extraídas, ocorre a destruição e morte dos embriões humanos. “Defendemos que a vida se inicia com a concepção, ou seja, com a junção do espermatozoide com o óvulo.
Onde são encontradas as células tronco embrionárias?
As células-tronco embrionárias são encontradas apenas no interior do embrião após 4 ou 5 dias da fecundação. Elas são conhecidas como pluripotentes, porque podem se transformar em qualquer tipo de célula adulta.
Porque a pesquisa sobre células tronco é tão controversa?
A controvérsia vem do fato de que as células-tronco embrionárias normalmente não podem ser obtidas sem a destruição dos embriões que as originam. Há técnicas, hoje, que levantam a hipótese de que no futuro não será mais preciso destruí-los para obter linhagens viáveis das cobiçadas células-curinga.
Quais são as células tronco embrionárias?
As células tronco embrionárias são extraídas do doador na fase de mórula do zigoto. Essas são totipotentes e possuem grande capacidade de se transformar em outros tipos celulares, até mesmo de gerar um indivíduo por completo.
Quando começou a utilização das células-tronco no Brasil?
O primeiro registro de utilização das células-tronco no Brasil, foi para curar lesões de uma fêmea de lobo-guará, atropelada por um caminhão, em 2010. O tratamento durou quatro meses, metade do tempo previsto para a recuperação do animal;
Como funcionam os folhetos embrionários?
Um exemplo é o zigoto. Células-troco pluripotentes: especializadas em gerar células dos três folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma). Assim, elas podem se transformar em quase todos os tecidos do corpo, exceto placenta e anexos embrionários. Veja também: Folhetos Embrionários
Quais são as células-tronco adultas?
As células-tronco adultas são encontradas em todas as partes do corpo humano, especialmente na medula óssea e sangue do cordão umbilical, sendo retiradas dos próprios pacientes para fins medicinais. Em outras palavras, as células-tronco adultas apresentam maior dificuldade para se dividirem que as embrionárias e, por isso, ...