O que precisa para ser investigador criminal?
Índice
- O que precisa para ser investigador criminal?
- Quem é formado em investigação forense e perícia criminal?
- Como o investigador forense atua no dia a dia?
- Qual a média salarial de um investigador forense?
- Como se tornar um profissional da investigação forense?
- Qual a importância da investigação forense?

O que precisa para ser investigador criminal?
Para seguir carreira como perito criminal é necessário um curso superior. Mas não há um curso específico na área. Os concursos para perito criminal pedem titulação em Química, Engenharia, Ciências Contábeis, Psicologia, Medicina, Farmácia, Biologia, Bioquímica, entre outras.
Quem é formado em investigação forense e perícia criminal?
Os peritos criminais oficiais são servidores públicos e trabalham nos Institutos de Criminalística, Perícia e Identificação dos estados, além de órgãos de Polícia Científica nas esferas federal e civil. Ou seja, esses profissionais, obrigatoriamente, prestaram concursos públicos para ingressar na carreira.
Como o investigador forense atua no dia a dia?
No dia a dia, o investigador forense atua em diversas ocorrências: acidentes de trânsito com vítimas, roubos, homicídios, análise de documentos, acidentes de trabalhos, entre outros. Segundo levantamento da Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (APCF), o profissional concursado em investigação forense pode atuar nas seguintes áreas:
Qual a média salarial de um investigador forense?
A média salarial de um investigador forense depende diretamente de suas escolhas de carreira: se seguirá no serviço público ou em empresas privadas. Dessa forma, os investigadores forenses concursados na área de Criminalística Federal possuem os melhores salários, que podem chegar em R$11 mil.
Como se tornar um profissional da investigação forense?
Para se tornar um profissional da área de investigação forense, o aluno recém-habilitado – seja no curso tecnológico, seja na pós-graduação – deverá prestar concurso público. Assim que aprovado neste concurso, o futuro investigador deve fazer o curso de formação técnico-pericial em uma Academia de Polícia da região onde foi aprovado.
Qual a importância da investigação forense?
E talvez seja daí que vem a curiosidade e o interesse de muitas pessoas sobre essa carreira profissional. Famosa por ser uma atividade interessante, desafiadora e até mesmo cheia de mistérios, a investigação forense é fundamental para a coleta de pistas e para desvendar crimes, acidentes e mesmo alguns enigmas.