Como é possível uma célula tronco originar diferentes tipos de células?
Índice
- Como é possível uma célula tronco originar diferentes tipos de células?
- O que cada célula tronco origina?
- Onde podem ser encontradas as células tronco?
- O que é uma célula tronco e qual é a sua função no corpo?
- O que são as células-tronco?
- Como se formam as células-tronco?
- Quem pode virar uma célula-tronco?
- Como funciona o tratamento com células-tronco?
- Quando começou a utilização das células-tronco no Brasil?
Como é possível uma célula tronco originar diferentes tipos de células?
Mais especificamente, após a fecundação ocorrem eventos de divisão celular visando aumentar o número de células. Esse grupo de células tronco são as que estão presentes na parte interna do blastocisto. Elas têm alta capacidade de diferenciação, podendo dar origem à quase todos os tipos celulares do organismo.
O que cada célula tronco origina?
As células-tronco podem ser de três tipos: Totipotentes: São células capazes de originar um organismo completo, totalmente funcional, já que possuem a capacidade de gerar todos os tipos de células e tecidos do corpo, incluindo os tecidos embrionários e os extra embrionários (como a placenta, por exemplo).
Onde podem ser encontradas as células tronco?
Elas são encontradas, principalmente, no cordão umbilical e na medula óssea do sangue. Mas também podem ser encontradas em cada órgão do corpo humano, pois são responsáveis pela renovação das células daquele órgão.
O que é uma célula tronco e qual é a sua função no corpo?
As células-tronco possuem a capacidade de se auto-reproduzirem, multiplicando-se em novas células que dão origem a todos os órgãos e tecidos do corpo. Elas também podem alterar ou renovar suas funções, e por isso são utilizadas pela medicina para que reparem anomalias no corpo causadas por doenças ou fatores naturais.
O que são as células-tronco?
As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico.
Como se formam as células-tronco?
Ou seja, elas se formam no começo do desenvolvimento embrionário. Esses tipos de células-tronco destacam-se pelo processo chamado de “diferenciação celular”, uma vez que apresentam alta capacidade de se transformarem em qualquer tipo de célula, gerando assim, células especializadas e de diferentes tecidos do corpo.
Quem pode virar uma célula-tronco?
Nem toda célula-tronco pode virar qualquer tipo de célula diferenciada. Por isso, elas são classificadas de acordo com esse potencial. São três tipos: Totipotentes: são as células originais do embrião, que tem potencial para se tornarem tanto células do corpo, quanto para formarem tecidos extra-embrionários (como a placenta, por exemplo).
Como funciona o tratamento com células-tronco?
Nele, os cientistas diferenciaram células-tronco em células do epitélio pigmentar da retina e as aplicaram nos pacientes, que apresentaram melhoras significativas, mesmo em casos mais avançados. Atualmente esse tratamento já se mostrou seguro e está em testes com grupos maiores de pacientes.
Quando começou a utilização das células-tronco no Brasil?
O primeiro registro de utilização das células-tronco no Brasil, foi para curar lesões de uma fêmea de lobo-guará, atropelada por um caminhão, em 2010. O tratamento durou quatro meses, metade do tempo previsto para a recuperação do animal;