Quem pode ser agente cultural?
Índice
- Quem pode ser agente cultural?
- Como é o curso de Agente Cultural?
- O que faz um agente de cultura?
- Qual é o salário de um agente cultural?
- Quais são as profissões culturais?
- Porque investir na formação dos agentes culturais?
- Quais os tipos de espaços culturais?
- Quais são as profissões assistenciais?
- Qual Faculdade fazer para trabalhar com cultura?
- Qual a formação do agente cultural?
- Quem é o agente cultural envolvido em ações culturais?
- Quem é o dirigente cultural?
- Quem é o produtor cultural da comunidade?

Quem pode ser agente cultural?
Ouça em voz altaPausarEnglobem-se aqui animadores culturais, bibliotecários, atendentes de biblioteca, supervisores de oficinas, entre outros. Eles carecem somente de uma educação elementar, similar à dos demais profissionais desta área, e uma formação complementar, coerente com as funções que ele deve exercer.
Como é o curso de Agente Cultural?
Ouça em voz altaPausarA matriz curricular do curso FIC em Agente Cultural, na modalidade presencial, está organizada por componentes curriculares em regime modular, com uma carga horária total de 160 horas. A hora aula do curso é definida como tendo 60 minutos de duração.
O que faz um agente de cultura?
Ouça em voz altaPausarPlaneja, promove e organiza a realização de eventos e atividades culturais, além de promover a ligação entre a produção cultural e seus possíveis públicos.
Qual é o salário de um agente cultural?
R$ 4.369 Ouça em voz altaPausarO salário médio nacional de um Agente Cultural é de R$ 4.369 por mês em Brasil.
Quais são as profissões culturais?
Ouça em voz altaPausarNo campo das profissões culturais, que conservam os conhecimentos históricos de uma civilização, podemos destacar as de restauração de Bens Culturais e Patrimônios Históricos, educação física, jornalismo, letras e lingüística, tradução e interpretação, em meio a outras.
Porque investir na formação dos agentes culturais?
Ouça em voz altaPausarA formação de agentes produz um impacto positivo no desenvolvimento da cidadania e é, também, elemento de valorização do ser humano, oferecendo aos cidadãos envolvidos a possibilidade de ampliar seu horizonte cultural e de intervenção na sociedade.
Quais os tipos de espaços culturais?
Ouça em voz altaPausarEspaços culturais – como museus, teatros, salas de espetáculos, arquivos públicos, centros de documentação, cinemas e centros culturais – são locais de trocas e de disseminação da cultura.
Quais são as profissões assistenciais?
Ouça em voz altaPausarDas profissões assistenciais são destacadas as que promovem o bem-estar da sociedade, seja em seu aspecto físico ou psíquico, medicina, odontologia, fisioterapia, enfermagem, estética e cosmetologia, de desenvolvimento social, psicologia, serviço social, pedagogia, etc.
Qual Faculdade fazer para trabalhar com cultura?
Conheça 6 cursos para quem gosta de artes e cultura
- Arquitetura e Urbanismo. O arquiteto é o profissional responsável por atuar na projeção, construção e reforma de edificações, além da preservação e restauro de obras consideradas patrimônio histórico. ...
- Artes Visuais. ...
- Design. ...
- História. ...
- Jornalismo. ...
- Sociologia. ...
- Onde estudar.
Qual a formação do agente cultural?
Ele exige uma formação mais ampla, pois é necessário que este profissional detenha a capacidade de gerir uma esfera pública. O agente cultural envolvido em ações culturais está estrategicamente posicionado em cargos que lhe permitem estabelecer práticas e projetos culturais na cidade em que ele atua.
Quem é o agente cultural envolvido em ações culturais?
O agente cultural envolvido em ações culturais está estrategicamente posicionado em cargos que lhe permitem estabelecer práticas e projetos culturais na cidade em que ele atua. Englobem-se aqui animadores culturais, bibliotecários, atendentes de biblioteca, supervisores de oficinas, entre outros.
Quem é o dirigente cultural?
O dirigente cultural é o funcionário público capaz de administrar a política de cultura implementada pelo município ou de ocupar posições como as de secretário de cultura, diretor de cultura, entre outras. Ele exige uma formação mais ampla, pois é necessário que este profissional detenha a capacidade de gerir uma esfera pública.
Quem é o produtor cultural da comunidade?
O produtor cultural da comunidade é aquele que apresenta uma performance profissional, semiprofissional ou amadora na esfera da cultura, ou seja, artistas, artesãos, promotores culturais, etc.