Quais as principais doenças da cultura do milho?

Índice

Quais as principais doenças da cultura do milho?

Quais as principais doenças da cultura do milho?

Principais doenças do milho

  • Cercosporiose (Cercospora zeae-maydis)
  • Mancha Branca (Phaeosphaeria maydis)
  • Ferrugem.
  • Helmintosporiose (Exserohilum turcicum)
  • Mosaico na cultura do milho.
  • Antracnose na cultura do milho.
  • Mancha branca (Bipolaris maydis)
  • Enfezamentos na cultura do milho.

Quais as principais medidas de controle das pragas e doenças na cultura do milho?

Mas há medidas fundamentais para combater todas essas pragas:

  • histórico e monitoramento das pragas na área;
  • rotação de culturas;
  • dessecação antecipada;
  • tratamento de sementes;
  • escolha da tecnologia Bt (no Brasil possível para as culturas de milho, algodão e soja).

Por que houve um aumento expressivo na ocorrência de doenças na cultura do milho a partir da década de 90?

Dentre os fatores que têm contribuído para o aumento na intensidade das doenças do milho, a expansão da fronteira agrícola, a ampliação das épocas de plantio (safra e safrinha), os plantios contínuos de milho, a adoção do sistema de plantio direto sem rotação de culturas, o aumento do uso de sistemas de irrigação e o ...

Como controlar ferrugem no milho?

Os principais modos de ação, com maior eficiência no manejo da Ferrugem Polissora são os fungicidas a base de Estrobilurinas + Triazóis. É recomendado realizar as aplicações da seguinte maneira: A primeira aplicação em V8; A segunda aplicação em VT (pré-pendoamento);

Quais são as principais estratégias recomendadas para o manejo das doenças do milho?

As principais medidas recomendadas para o manejo de doenças na cultura do milho são:

  • utilizar cultivares resistentes;
  • realizar o plantio em época adequada, de modo a evitar que os períodos críticos para a cultura coincidam com condições ambientais mais favoráveis ao desenvolvimento da doença;

Qual é a cultura do milho?

A cultura do milho é a segunda cultura mais plantada no Brasil, e já é a 3° maior do mundo, com aumentos de produtividade nas últimas 10 safras de 6,8% ao ano. ... Além disso, a rotação da soja (como principal cultura) seguida da safrinha do milho é muito rentável e, por isso, muito utilizado.

Quais são as medidas preventivas que podem ser tomadas no controle das doenças de milho?

O controle para os enfezamentos do milho envolvem:

  • Uso de variedades resistentes (é o manejo mais recomendado);
  • Evitar o plantio tardio do milho, para que o desenvolvimento vegetativo da planta não coincida com o período de maior infestação da cigarrinha.

Qual a praga mais importante da cultura do milho?

A lagarta-do-cartucho-do-milho, Spodoptera frugiperda, é uma das principais pragas da cultura do milho, e pode reduzir a produção entre 34 e 52%. Este inseto pode atacar mais de 100 plantas, entre elas sorgo, soja, arroz, algodão, soja, pastagem, etc.

Qual a principal medida que vem sendo adotada no intuito de controlar esta doença no cultivo de milho de segunda safra?

Manejo da Doença: A principal medida recomendada para o manejo da mancha branca é o uso de cultivares resistentes. Atualmente, estão disponíveis no mercado cultivares que apresentam excelente nível de resistência a essa doença, como as cultivares da Embrapa BRS 10.

Quais doenças podem ocorrer na cultura do milho?

Veja agora as doenças na cultura do milho que podem ocorrer no ciclo de cultivo. Algumas doenças podem ocorrer no ciclo todo da cultura e outras em períodos isolados. Na figura abaixo você pode ver as doenças na cultura do milho e a fase do ciclo em que elas podem ocorrer.

Qual a importância da cultura do milho para a agricultura brasileira?

Não tem como negar a importância da cultura do milho para a agricultura brasileira. Só na 2ª safra de milho em 2018, espera-se mais de 11 milhões de hectares plantados. Assim, vamos dar mais destaque para as doenças que são causadas na cultura do milho.

Como Prevenir a doença do milho?

O desenvolvimento da doença do milho é favorecido por ambiente úmido e quente, sendo que, a luminosida­de é também um fator importante. O uso de fungicidas em aplica­ção foliar após o aparecimento das primei­ras manchas pode ser uma prática eficiente, como também, plantio de híbridos resistentes.

Como combater doenças fúngicas no milho?

Agora que conhecemos as importantes doenças fúngicas na cultura do milho, há algumas coisas que podemos fazer para combatê-las: Como você pôde perceber, a principal medida de manejo para as doenças citadas acima é a utilização de variedades resistentes ou tolerantes.

Postagens relacionadas: