O que Platão fala sobre as mulheres?
Índice
- O que Platão fala sobre as mulheres?
- Qual a visão de Platão sobre a sociedade?
- É o conceito central da discussão entre Sócrates e seus opositores na obra platônica denominada a República?
- Quais as diferenças entre Platão e Aristóteles a respeito da mulher?
- Qual a posição da mulher na cidade de Platão?

O que Platão fala sobre as mulheres?
“Mulheres e homens têm a mesma natureza em relação à tutela do Estado, salvo na medida em que um é mais fraco e o outro é mais forte”. “A relação de homem para mulher é, por natureza, uma relação de superior para inferior e de governante para governado.”
Qual a visão de Platão sobre a sociedade?
Logo, a sociedade ideal de Platão é uma aristocracia, ou o governo por uma classe particular. Essas três classes alegavam ele, permanecerão em larga medida inalteradas graças à hereditariedade, mas testes especiais iriam promover algumas pessoas e rebaixar outras.
É o conceito central da discussão entre Sócrates e seus opositores na obra platônica denominada a República?
Uma das principais obras platônicas é "A República", em que o filósofo discute o conceito de justiça. "A República" é uma obra extensa, dividida em dez livros, em que Platão não faz uma análise de um sistema político concreto, nem o exame de formas reais de organização da sociedade.
Quais as diferenças entre Platão e Aristóteles a respeito da mulher?
Diferentemente de Platão que se preocupa com a alma e que tece considerações sobre a inferioridade da alma das mulheres, Aristóteles fundamenta a diferença destas no corpo. A alma é a forma do corpo. O corpo das mulheres é mais fraco, consequentemente a alma também o é.
Qual a posição da mulher na cidade de Platão?
A primeira revela que as mulheres devem desempenhar as mesmas funções que os homens ao serviço da comunidade, nomeadamente serem guardiãs tal como os seus maridos, devendo por isso usufruir de uma mesma forma de educação.